Obras do píer, com a estrutura pré-fabricada pronta. O novo ponto de embarque e desembarque exigiu a ampliação do pátio de aeronaves, onde o serviço de terraplenagem movimentou 2 milhões de m³ de terra
Desde agosto do ano passado, quando assumiu a administração do aeroporto, o RIOgaleão vem realizando melhorias e ampliação do principal ponto de chegada de estrangeiros para os Jogos Olímpicos 2016. Ao custo inicial de R$ 2 bilhões, o projeto é um dos mais relevantes hoje em andamento no País — e mostra os diferenciais da gestão do setor privado em um complexo programa de intervenções,
num prazo restritoAugusto Diniz
Com a estrutura concluída e agora em fase de acabamento, o consórcio construtor – Odebrecht Infraestrutura (90%) e MPE (10%) – trabalha focado no desenvolvimento dos complexos sistemas para atender aos passageiros. Tudo tem que estar pronto em abril do ano que vem, já que pouco mais de três meses depois acontece na cidade os Jogos Olímpicos.
Pedro Moreira de Souza e Silva, engenheiro responsável da obra pelo consórcio construtor, afirma que o maior desafio das execuções do píer é trabalhar com o aeroporto em operação. Não é para menos: a movimentação mensal de passageiros no local gira em torno de 1,3 milhão, e de aeronaves, 12.147 (dados de julho de 2015). As obras começaram efetivamente no início do ano passado.
Pelo Consórcio Construtor Galeão existem 6 mil pessoas nas diversas frentes de trabalho e cerca de 600 máquinas em operação. O maior contingente é no píer, com 2 mil trabalhadores.
Execuções do Píer Sul
O píer em obras, chamado Píer Sul, com 110 mil m², segundo o Consórcio RIOgaleão, está com a estrutura de concreto pré-moldada já totalmente montada e solidarizada. Ele tem 1 km de extensão somando suas três alas: A, B e C. Só de lajes pré–fabricadas foram usadas 4.100 unidades.
Neste momento, processa-se a instalação das pontes de embarque (26), e a montagem da fachada do prédio, que tem mais de 100 mil m² de área. Nela, será usado um sistema de vidro antirruído com isolamento térmico.
A parte civil prossegue com a execução da alvenaria, lajes de piso e cobertura, para, por fim, dar início aos acabamentos. Em ritmo acelerado seguem também a montagem dos sistemas elétrico e hidráulico e das instalações de combate a incêndio – mais de 56% de avanço.
A extensão do pátio de aeronaves, de aproximadamente 260 mil m², próximo ao novo píer, se encontra na fase de concretagem do pavimento rígido e colocação da pavimentação flexível – as novas torres de iluminação da área já se encontram operacionais. Neste trecho, a terraplenagem movimentou 2 milhões m³ de terra.
O Píer Sul já está conectado ao Terminal 2 pelo edifício conector em estrutura metálica, informa o consórcio operador. O píer é usado apenas como embarque e desembarque, enquanto o check-in e despacho e recebimento de bagagens serão feitos no Terminal 2 do Galeão.
Os sistemas eletrônicos do píer começaram também a ser montados, e há no total 1.100 km de cabos para ser instalados. Serão colocadas 14 esteiras rolantes horizontais, 14 elevadores e seis escadas rolantes no píer.
A cobertura será dupla, com laje de concreto e estrutura metálica para melhor isolamento termoacústico e proteção contra chuva.
A projetista Intertechne Consultores, que trabalha para o consórcio construtor, explica que a construção e os projetos executados num prazo muito exíguo e, ainda, sendo desenvolvidos em paralelo, são os diferenciais mais importantes dessa obra.
Outras obras
No Aeroporto do Galeão se realizam obras também no edifício-garagem do Terminal 2. As lajes e rampas de acesso estão finalizadas. A sua ampliação representa acréscimo de quatro pisos na antiga estrutura existente de três pisos, representando 53 mil m² de área nova construída, e mais 2 mil novas vagas de estacionamento.
Já o Terminal de Passageiros 2, que passa por extensa reforma, principalmente no trecho de conexão com o Píer Sul, também tem ritmo acelerado de obras com a reforma dos pavimentos de desembarque e mezanino, segundo a operadora.
Consórcio RIOgaleão – Investimentos
Ação | Valores |
Plano de investimentos até 2039 (todo o período de concessão de 25 anos) | R$ 5,2 bilhões |
Plano de investimentos até 2016 | R$ 2 bilhões |
Sistema elétrico | R$ 13 milhões |
Sistema de ar-condicionado | R$ 12 milhões |
Sistema de sonorização | R$ 2,2 milhões |
Terminal de cargas | R$ 26 milhões |
Escadas rolantes | R$ 6 milhões |
Modernização dos estacionamentos já existentes | R$ 20 milhões |
33 novas pontes de embarque | R$ 46 milhões |
33 novas posições de check-in | R$ 1,4 milhão |
Fonte: Revista O Empreiteiro