Quando o tema é infraestrutura, é fundamental entender quais são os modelos de contrato para obras públicas no Brasil. As modalidades de contratação determinam como uma obra será financiada, executada e administrada, envolvendo diferentes responsabilidades entre o setor público e a iniciativa privada.
Neste conteúdo, explicamos as diferenças entre o modelo tradicional, as Parcerias Público-Privadas (PPP) e as concessões, além de exemplos práticos em obras brasileiras.
Contratação Tradicional de Obras Públicas
No modelo tradicional, também conhecido como contratação direta, o governo realiza licitação para contratar uma empresa ou consórcio que será responsável pela execução da obra. O financiamento é 100% público e o empreendimento permanece sob propriedade e gestão do Estado.
Características:
- Fonte de financiamento: recursos orçamentários da União, estados ou municípios.
- Modelo licitatório: normalmente pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC) ou Concorrência Pública.
- Riscos: todos os riscos de projeto, financiamento e gestão permanecem com o setor público.
Exemplos Atualizados:
- Construção de hospitais públicos.
- Obras de infraestrutura urbana, como escolas e praças.
- Ampliação de universidades federais.
Vantagens: controle estatal total sobre a obra e o serviço prestado.
Desvantagens: maior burocracia, riscos de atraso e estouro de custos.
Parceria Público-Privada (PPP)
A PPP foi criada para atrair investimentos privados para projetos de interesse público de grande porte, com maior compartilhamento de riscos entre o público e o privado. É regulada pela Lei nº 11.079/2004.
Tipos de PPP:
- Concessão Patrocinada: o governo remunera o parceiro privado, mas o projeto também pode gerar receita via tarifas ou serviços.
- Concessão Administrativa: o pagamento é exclusivamente feito pelo governo ao parceiro privado, sem cobrança direta do usuário.
Características:
- Fonte de financiamento: combinação de recursos públicos e privados.
- Prazos longos: contratos de 20 a 35 anos.
- Riscos compartilhados: riscos de construção, operação e manutenção são divididos.
Exemplos Atualizados:
- Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo: concessão patrocinada.
- PPP de Iluminação Pública em Belo Horizonte.
- PPP do Saneamento em Cariacica (ES).
Vantagens: maior eficiência na gestão e execução, alívio ao orçamento público.
Desvantagens: contratos complexos e necessidade de regulação e fiscalização rigorosas.
Concessão
No modelo de concessão comum, uma empresa privada obtém permissão para construir, operar e manter um serviço ou infraestrutura pública, sendo remunerada diretamente pelos usuários por meio de tarifas.
A legislação é regida pela Lei nº 8.987/1995, que trata do regime de concessões e permissões de serviços públicos.
Características:
- Fonte de financiamento: 100% privado.
- Riscos: integralmente da concessionária.
- Propriedade: o ativo permanece público, mas operado pelo privado.
Exemplos Atualizados:
- Rodovias concedidas, como a Via Dutra (Rio-SP) e BR-381 (MG-ES).
- Aeroportos concedidos: Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Confins (MG).
- Portos: Concessão do Porto de Santos.
Vantagens: alívio total de recursos públicos para financiamento.
Desvantagens: tarifa ao usuário, necessidade de regulação para evitar abusos e garantir a qualidade.
Diferenças entre os Modelos
| Modelo | Financiamento | Riscos | Remuneração | Exemplo |
|---|---|---|---|---|
| Tradicional | 100% público | Governo | Não tarifado | Escola pública, hospitais |
| PPP | Público+Privado | Compartilhado | Governo/Usuário | Metrô SP Linha 6, Saneamento ES |
| Concessão | 100% privado | Concessionária | Tarifa do usuário | Via Dutra, Aeroporto GRU |
Infográfico Comparativo dos Modelos de Contrato
+-----------------+-----------------+------------------+-------------------+
| Modelo | Financiamento | Risco | Remuneração |
+-----------------+-----------------+------------------+-------------------+
| Tradicional | Público | Governo | Orçamento Público |
| PPP | Público+Privado | Compartilhado | Governo/Usuário |
| Concessão | Privado | Concessionária | Usuário (tarifa) |
+-----------------+-----------------+------------------+-------------------+Cada modelo de contrato de obra pública possui objetivos e aplicações específicas, que dependem do tipo de infraestrutura, da capacidade de investimento do poder público e do interesse da iniciativa privada.
Para o Brasil, com um extenso passivo em infraestrutura, o equilíbrio entre esses modelos pode acelerar a modernização do país, garantindo mais eficiência e qualidade na entrega de obras e serviços.





