Além da Linha 2-Verde, a revista O Empreiteiro visitou as obras da Linha 17-Ouro que utilizará a tecnologia Metrô Leve, um sistema de monotrilho, ou seja, trens como carros elétricos que dispensam os trilhos clássicos. A nova linha contará com 6,7 km operacionais e um pátio de manutenção, conectando as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda – pelas estações Campo Belo e Morumbi, respectivamente. Ao todo, serão 8,3 km com 8 novas estações: Washington Luís, Aeroporto de Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi. Com investimento de R$ 5,8 milhões, a linha terá capacidade para transportar cerca de 93 mil passageiros por dia.

Para compor a Linha 17-Ouro são 14 trens novos, compostos por 5 vagões cada um. Os testes são realizados durante vinte dias em cada trem. Durante esse período, são realizados ensaios dinâmicos com diferentes níveis de carregamento, simulando a ocupação de passageiros com sacos de areia. A empresa responsável pelos testes é a BYD, que também fabricou os trens em sua fábrica, em Guang’an, na China.
A altura das vias da Linha 17-Ouro varia entre as estações, sendo algumas estações a 15 m de altura e outras a 20 m. Atualmente, a obra encontra–se em fase de energização e testes do material rodante. Os equipamentos já estão instalados em todas as estações. Foi iniciada a reurbanização em algumas estações, como Vereador José Diniz, Congonhas e Vila Cordeiro.
Segundo o Metrô, também foi finalizado o lançamento de todas as passarelas de acesso às estações, com destaque para o acesso duplo de Campo Belo com dois andares, aproximadamente 30 m e 200 t, e o de Washington Luiz, de maior extensão, com aproximadamente 100 m e 160 t.
A chegada do 2º trem ocorreu no início de março passado e foi feita a energização do terceiro e quarto trilhos desde a estação Vereador José Diniz até Vila Cordeiro.
A empresa que executou parte das obras dos elevados da Linha 17-Ouro foi o Consórcio Monotrilho Integração – CMI. A AGIS Consórcio Linha 17- Ouro – Obras Civis assumiu as obras remanescentes. Esse consórcio atual é composto pela AGIS CONSTRUÇÃO S.A. e a AGIS SISTEMAS ELETROMECÂNICOS.
MONOTRILHO INICIA SERVIÇOS EM 2026
Das 8 estações do previstas para a Linha 17-Ouro, a revista O Empreiteiro visitou a Estação Vereador José Diniz, a Estação Campo Belo e o pátio onde está o trem do monotrilho, que deverá iniciar operação em 2026.
No caso das estações, a Campo Belo possui um diferencial com uma passarela de dois andares
dentro da estação, e é onde estão sendo feitos os testes mecânicos com todos os trens.

COMO FUNCIONA
Sobre o trem do monotrilho, ele é composto por cinco carros, nos quais a primeira e última composição possui 21 assentos, enquanto as demais contam com 24 assentos. O total é de 114 assentos por composição, que pode transportar 616 passageiros no total. Em dimensões, a composição do trem da BYD tem 3,2 m de largura, com o último e primeiro carro medindo 13,5 m de comprimento e os intermediários com 10 m . Essa metragem não conta a área de passagem entre os vagões que é de 0,95 m. Ao todo, são 60,8 m de comprimento.

O monotrilho opera sobre uma viga de concreto de 800mm de largura e possui dois truques por carro, sendo cada um equipado com um motor de tração, duas rodas de carga, quatro rodas guia e duas rodas estabilizadoras. O monotrilho opera com uma tensão nominal de 750 Vcc, com velocidade operacional de 80 km/h.
Esse trem é equipado com baterias de tração, que funcionam como fonte de energia reserva para o veículo, garantindo assim que o trem chegue à próxima estação, mesmo que haja interrupção no fornecimento de energia, proporcionando uma segurança maior para o usuário em caso de emergência operacional.
Os veículos que vão percorrer a Linha 17-Ouro do monotrilho serão controlados com operação automática e usando o Sistema de Controle de Monitoramento de Trens (TCMS). Sendo assim, poderão ter maior aproximação entre os trens e, com isso, menor intervalos entre as viagens.





