Movimentação de bagagens terá sistema de última geração em Bogotá

Compartilhe esse conteúdo

Um megaprojeto de modernização e expansão, com investimentos da ordem de US$ 1 bilhão, está dando uma nova cara para o Aeroporto Internacional de Eldorado em Bogotá, que é o maior da Colômbia, o quarto maior da América do Sul, e é operado pela Opain.

A conclusão desse projeto está prevista para 2013 e entre os seus principais objetivos estão ampliar a capacidade para atender um número maior de passageiros, melhoria da eficiência operacional e integraçãode 100% do sistema de triagem e inspeção de bagagem. Com isso, o manuseio e transporte de bagagem terá capacidadepara atender a mais de 20 milhões de passageiros/ano.

A modernização, entre outros recursos, garantirá a melhor implantação de monitores com informações de voos, de sistemas de processamento da circulação de passageiros e de processos de segurança. A avançada tecnologia de movimentação de bagagens será desenvolvida pela empresa brasileira Beumer Latinoamericana Equipamentos Ltda., com o emprego de produtos da dinamarquesa Crisplant, que pertence ao grupo global.

O sistema de manuseio de bagagem foi planejado para atender às necessidades específicas do aeroporto e facilitar futuras expansões. O projeto contempla 132 estações de check-in, transportadores, além de dois sorterstilt-tray Crisplant, modelo LS-4000E – classificadores de bagagem de alta velocidade, com baixo índicede consumo de energia. A operadora escolheu esses dois sorters e um sistema de controle redundante visando a garantir disponibilidade total com um uptime próximo a 100%.

Esse método de manuseio de bagagens é similar ao utilizado em outros aeroportos internacionais existente no mundo, mas será o primeiro a ser instalado na América do Sul. O aeroporto tem tratado esse sistema com atenção prioritária, afim de, alcançar seu objetivo de se tornar um grande e crescente hub para o tráfego aéreo da região que, em 2010, atendeu a 30 companhias aéreas e 18,7 milhões de passageiros. (Joás Ferreira)


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário