Novo porto em Foz do Iguaçu movimentará 2 mil caminhões por dia

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A operadora logística Multilog anunciou investimento de R$ 500 milhões em um novo porto seco em Foz do Iguaçu (PR), que terá capacidade para receber até 2 mil caminhões diariamente. A previsão é de que as obras tenham início ainda no primeiro semestre deste ano.

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O novo porto será construído em uma área privada de 550 mil m2, localizada em uma região próxima à tríplice fronteira, entre Brasil, Argentina e Paraguai. A Multilog já opera um porto seco em Foz do Iguaçu, mas que está no limite de sua capacidade. Com a nova infraestrutura, a empresa vai dobrar as instalações para receber principalmente cargas do agro, com destaque para grãos e carnes.

Segundo a empresa, a localização do novo porto, às margens da rodovia BR-277, foi planejada para direcionar a circulação de caminhões e o escoamento das cargas para fora da área urbana, eliminando o congestionamento que se forma atualmente nas principais avenidas de Foz do Iguaçu. O terreno está situado próximo ao acesso à Perimetral Leste, que terá uma ligação direta para a nova Ponte da Integração Brasil-Paraguai, cujas obras devem ser concluídas até o final deste semestre.

Em relação à armazenagem, o novo terminal terá 4,2 mil m2 de área coberta, incluindo mais de 600 m2 de câmara fria, com três docas para o depósito de produtos que necessitam de temperaturas controladas. A estrutura contará com equipamentos modernos, incluindo balanças de precisão e scanner. Haverá ainda uma área de 1,9 mil m² para os motoristas, com sete espaços distintos, sendo seis deles internos e um externo, localizado no bolsão de acesso. Esses locais contarão com sanitários e áreas para descanso e permanência.

Tendo em vista o alto fluxo de pessoas e cargas, o terminal terá 500 câmeras de monitoramento, além de scanners de controle, visando a segurança.

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O terminal terá quatro portões de entrada de veículos e dois de saída, com uma entrada e saída para cargas especiais com altura e largura excedentes. Os acessos terão sistema de pesagem e identificação de veículos automáticos.

Os investimentos serão divididos em duas fases, sendo R$ 240 milhões no início e o restante ao longo da obra. Um terço dos recursos são provenientes do caixa da empresa e os demais aportes virão por meio de debêntures. O atual porto seco, operado pela Multilog desde 2016, movimentou mais de 201,2 mil caminhões e US$ 6,5 bilhões em cargas transportadas em 2022.

O terminal é considerado um dos maiores portos secos da América Latina, em termos de movimentações de cargas. Segundo a empresa, é o único porto seco do Brasil a oferecer operação noturna de grãos a granel, também contando com a Habilitação ER MAPA, permitindo a realização das reinspeções das cargas de alimento de origem animal diretamente no ponto de entrada do País.


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