Nova administração municipal quer apressar obras de mobilidade

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A prefeitura de Fortaleza diz que não haverá atrasos, mas há descompasso entre as obras de mobilidade urbana e as da arena Castelão, que já foi inaugurada

Joás Ferreira

Com ou sem atraso, quem deverá responder pelas obras de mobilidade urbana de Fortaleza (CE) agora é o novo prefeito, Roberto Cláudio (PSB). Ele, logo após as eleições, se adiantou e prometeu dar agilidade às obras em desenvolvimento na cidade que deverá receber jogos da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014. “É minha atribuição e eu vou fazer. Não vou ficar transferindo responsabilidades. Eu quero fazer, porque o dinheiro é público”, afirmou o novo prefeito.

As obras de mobilidade urbana para atender aos eventos esportivos estão sob a responsabilidade da prefeitura de Fortaleza, através da Coordenadoria de Projetos Especiais, Relações Institucionais e Internacionais (Cooperii). Elas abrangem intervenções em cinco grandes avenidas da capital cearense. São elas: Almirante Henrique Saboia (Via Expressa), Raul Barbosa, Dedé Brasil, Alberto Craveiro e Paulino Rocha.

Essas obras reforçam a necessidade de requalificar a ligação entre a principal zona hoteleira de Fortaleza, o aeroporto, o Terminal de Integração da Parangaba e a BR-116 e o estádio Castelão. O prazo de conclusão previsto é para dezembro de 2013 e o valor total de investimento em mobilidade urbana no âmbito municipal é de R$ 232,5 milhões. Esse recurso está garantido por financiamento do governo federal, por meio da Matriz de Responsabilidade do Mundial, repassado para o município via Caixa Econômica Federal.

O projeto de requalificação da cidade teve início em janeiro de 2012 com a restauração da avenida Almirante Henrique Saboia (Via Expressa), seguida de obras como o alargamento da Alberto Craveiro, restauração da Dedé Brasil e construção do túnel sob a rotatória da Alberto Craveiro com Paulino Rocha.

Com a rescisão de contrato da empresa Delta (que respondia pelas estas obras na cidade), ocorrido no mês de maio de 2012, houve nova licitação e as obras foram retomadas em agosto. O consórcio substituto, nas obras de mobilidade, é Serveng/Civilsan.

De acordo com a Cooperii, durante aproximadamente três meses, decurso temporal da licitação, a prefeitura procurou acelerar o processo desapropriação e indenização dos imóveis e terrenos nas avenidas sob sua responsabilidade (Alberto Craveiro, Paulino Rocha, Dedé Brasil e Raul Barbosa), totalizando cerca de R$ 4 milhões. Além disso, o órgão da prefeitura diz que houve um avanço na resolução das interferências com as concessionárias de serviços (telefonia, energia, água e esgoto, gás, dentre outros).

Avenida Alberto Craveiro: A obra tem como foco o alargamento da via para 45 m, ficando com quatro faixas por sentido em toda sua extensão, que é de 3 km. Há também a implantação do Bus Rapid Transit (BRT). A via será restaurada com serviços de drenagem, terraplenagem, pavimentação, padronização de calçadas e canteiros centrais, sinalização e construção de uma ciclovia. O valor total dos serviços na avenida é de cerca de R$ 23 milhões. Cerca de 20% das obras foram realizadas e a conclusão está prevista para maio de 2013.

Máquinas operando na abertura devalas para melhoria da infraestrutura

Avenida Dedé Brasil: Estão sendo realizados a fresagem e o recapeamento asfáltico. Em 17 de outubro, foram iniciados os serviços de padronização de calçadas em diversos trechos. A obra ainda prevê implantação do complexo viário da Parangaba (construção de dois viadutos, nos cruzamentos com as avenidas Osório de Paiva e Germano Franck); implantação do BRT, além de serviços de drenagem, terraplenagem, pavimentação, padronização de calçadas e canteiros centrais e sinalização. O investimento total na avenida é de R$ 30,5 milhões, sendo que 30% dos serviços são dados como concluídos. A obra deve ser completada em dezembro de 2013.

Serviços de melhoria de calçamento elimpeza da cidade para os eventos

Avenida Paulino Rocha: Está sendo construído o túnel na Avenida Deputado Paulino Rocha, no cruzamento com a avenida Alberto Craveiro. Em novembro, chegaram as máquinas para a escavação do túnel, e, em dezembro, o serviço foi estendido para a avenida Paulino Rocha, com a restauração da via, com serviços de drenagem, terraplenagem, pavimentação, padronização de calçadas, revitalização dos canteiros centrais e sinalização. O valor previsto ultrapassa os R$ 33 milhões, sendo que apenas 5% das obras foram concluídas. O término deverá acontecer em maio de 2013.
As obras em Fortaleza também deverão incluir a construção de mais quatro túneis, na Via Expressa, sendo três nos cruzamentos com as avenidas Padre Antônio Tomás, Santos Dumont e Alberto Sá. O quarto será escavado na própria Via Expressa, no trecho entre as avenidas Padre Antônio Tomás e Santos Dumont.

O sistema viário está sendo ampliadoe ganhando asfaltamento novo

Além disso, está prevista a construção de um viaduto no cruzamento das ruas Raul Barbosa e Murilo Borges. A ciclovia da Via Expressa será restaurada. O valor total dos serviços nas duas avenidas é de aproximadamente R$ 145 milhões e o prazo para conclusão vai até dezembro de 2013.


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