Obras Rodoanel Norte (SP-21): Túneis em Avanço e Desafios de Desapropriação
O trecho Norte do Rodoanel Mário Covas (SP-21), a fase final para a conclusão do anel viário de São Paulo, está avançando em cinco dos seis lotes previstos. Com 44 km de extensão, o Rodoanel Norte interligará os trechos Oeste e Leste, garantindo acesso à Rodovia Fernão Dias e uma ligação exclusiva para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O destaque atual da obra são as escavações dos túneis, iniciadas em maio e com previsão de conclusão até fevereiro de 2016. O projeto total prevê sete túneis duplos, totalizando 12,26 km, e 115 obras de arte (pontes e viadutos) que somam 22 km. Para isso, serão escavados 2.830.000 m³ de material, utilizando o método NATM (New Austrian Tunneling Method).
Desafios e Soluções no Processo de Desapropriação
O avanço das obras do Rodoanel Norte, no entanto, depende diretamente do andamento do processo de desapropriações. Segundo Pedro da Silva, diretor de engenharia da Dersa, o principal desafio reside na falta de regularização dos imóveis.
“Muitas vezes o proprietário não tem a escritura registrada ou nem sequer o contrato. Isso acaba causando morosidade no processo”, explica Silva.
Para mitigar o problema, a Dersa garante que todas as famílias serão reassentadas até o final das intervenções, disponibilizando cerca de R$ 100 milhões em indenizações e um convênio com a CDHU para a construção de moradias.
Detalhes Técnicos da Construção
O projeto do trecho Norte está dividido em seis lotes, com participação de grandes empresas, incluindo as espanholas Isolux, Acciona e Copasa em quatro deles. O traçado atravessa áreas críticas, como a Zona Norte de São Paulo e a Área de Proteção Ambiental da Serra da Cantareira (Lote 3), onde se localiza o maior túnel, com 1.730 metros.
O Rodoanel Norte terá:
- Quatro faixas de rolamento em cada sentido, do Rodoanel Oeste até a Fernão Dias.
- Três faixas de rolamento em cada sentido, da Fernão Dias até a Dutra.
- Pistas com 3,6 m de largura e acostamento de 3 m.
Todo o trecho receberá pavimento asfáltico, exceto o interior dos túneis, que será em concreto, garantindo maior durabilidade e segurança.
O Rodoanel Norte conecta os trechos Oeste e Leste e garante acesso à Rodovia Fernão Dias e ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.




