Otimização de plantas de peneiramento para rejeitos gerados em mina no Pará

Otimização de plantas de peneiramento para rejeitos gerados em mina no Pará

Compartilhe esse conteúdo

A Tractebel participou da execução de um projeto estratégico para a Vale, voltado à otimização de duas plantas de peneiramento na área do Overland, no complexo minerador Serra Sul – S11D, situado no município de Canaã dos Carajás, PA.

O objetivo do projeto foi viabilizar o processamento do material de contato com o estéril (jaspelito). A otimização das plantas de peneiramento permitiu a realização do processo de classificação, ou seja, separar o material fino abaixo de 19mm (hematita) do estéril, através de uma grelha fixa e uma peneira vibratória. O resultado são duas pilhas: uma de produto final, abaixo de 19mm, e outra de estéril.

Essa iniciativa permitirá uma produção adicional de 2 milhões de toneladas por ano de minério, fortalecendo o desempenho do S11D e do Corredor Norte.

Com duração de 120 dias e mais de 300 profissionais envolvidos, o projeto foi concluído sem registro de acidentes, um marco que reforça o compromisso da Tractebel e da Vale com a segurança e a excelência operacional. “A meta de zero acidentes representa não apenas um indicador crítico para o cliente, mas também um compromisso inegociável. A engenharia desempenha um papel central nesse objetivo, desenvolvendo construções seguras e implantações com riscos devidamente controlados”, afirma Guy Lapouble, Gestor de Unidade de Negócio na Tractebel.

Segundo Guilherme B. Martins, engenheiro responsável na Vale pela solução de engenharia, “a execução contou com forte engajamento das equipes da Vale, Tractebel e da gerenciadora, além da parceria com empresas locais, que contribuíram para a agilidade e o dinamismo na obra”.

RESULTADOS

A produção acumulada até agosto ultrapassou 890 mil toneladas, com destaque para abril, que superou em 92% a meta prevista. Em maio, a produção atingiu 168.240 toneladas, superando a previsão de 127 mil toneladas com 100% de aderência.

“Entregar este projeto dentro de um prazo tão desafiador só foi possível graças ao empenho e comprometimento de todas as empresas envolvidas”, conclui Leandro Bahia, da Vale.


Compartilhe esse conteúdo