PAC impulsiona obras de infraestrutura e desenvolvimento no Piauí, destaca Wellington Dias

Compartilhe esse conteúdo

O governador Wellington Dias afirmou, em edição do programa Conversando com o Governador, que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o objetivo de destravar o Brasil e viabilizar a execução de grandes obras estruturantes nos estados.

Segundo o governador, o programa representa uma mudança no modelo de planejamento e execução de investimentos públicos, priorizando ações integradas e distribuídas por todas as regiões do país, com impacto direto no desenvolvimento econômico e social.


Apoio do Governo Federal ao Piauí

Durante o programa semanal de rádio, Wellington Dias destacou o apoio do governo federal ao Piauí, especialmente nas áreas de infraestrutura, educação, saneamento e energia.

“O presidente organizou uma equipe técnica de alta qualidade, coordenada pela ministra Dilma Rousseff, para acelerar o crescimento do país”, afirmou o governador.

Ele lembrou que, durante muitos anos, as obras públicas no Brasil eram pontuais e definidas de forma centralizada, o que resultou em gargalos históricos de infraestrutura. Com o PAC, segundo Dias, essa lógica foi alterada, permitindo investimentos simultâneos em diferentes regiões.


Energia e abastecimento de água

Entre os programas destacados, o governador citou o Luz para Todos, que já atende cerca de 70% das comunidades rurais do Piauí e deverá universalizar o acesso à energia elétrica em todo o estado.

Leia também: Sistema elétrico do país vai operar até 2013 com sobra de energia, garante Tolmasquim

Outro destaque é o conjunto de investimentos para garantir água tratada e de qualidade em todo o território piauiense, por meio da perfuração de poços e da construção de barragens estratégicas, como:

Leia também: Governo federal prevê investimento de R$ 33 bilhões em infraestrutura para a Copa

  • Barragem de Piaus
  • Barragem Poço Marruás
  • Barragem do Estreito

Avanços na educação e conectividade

Na área educacional e de comunicações, Wellington Dias ressaltou que até o próximo ano todos os municípios do Piauí contarão com banda larga, ampliando o acesso à informação e à educação.

O governador também destacou a expansão das instituições de ensino superior e técnico:

“A universidade federal, que antes existia apenas em Teresina, Picos e Parnaíba, agora também funciona em Bom Jesus e Floriano. O Cefet, que tinha cursos apenas em Teresina e Floriano, passará a atender as 14 regiões do Piauí”, afirmou.


Infraestrutura de transportes e logística

Os investimentos em infraestrutura também incluem:

  • Construção e modernização de estradas
  • Obras nos aeroportos de Parnaíba e São Raimundo Nonato
  • Ampliação do aeroporto de Teresina

Outro projeto estratégico citado é a Ferrovia Transnordestina, cujas obras estavam previstas para início no mês seguinte à entrevista, fortalecendo a logística regional e a integração do Nordeste.


Habitação e saneamento básico

Wellington Dias destacou ainda a construção de cerca de 25 mil casas populares no estado, como parte dos investimentos federais em habitação.

No setor de saneamento, o governador afirmou que:

  • Até 2010, 65% da área urbana de Teresina contará com rede de esgotamento sanitário
  • Cidades como Parnaíba e Floriano terão 100% da área urbana atendida

Comunicação com a população

O programa Conversando com o Governador é produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCom) e transmitido por uma rede de emissoras de rádio da capital e do interior do estado, com o objetivo de prestar contas à população sobre ações e investimentos do governo.


Segundo Wellington Dias, o PAC representa um marco na retomada dos investimentos estruturantes no Brasil, com reflexos diretos no desenvolvimento do Piauí, promovendo inclusão social, modernização da infraestrutura e crescimento sustentável em diversas áreas estratégicas.


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário