A UTC realizou na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas (RS), na modalidade EPC, projeto de desenvolvimento de unidade de tratamento de diesel para diminuição de enxofre.
O desafio do trabalho da UTC neste projeto foi o içamento de três reatores com cerca de 1 mil t, situados lado a lado, em uma área confinada de acessibilidade reduzida. Buscando a alternativa de segurança operacional onde a maioria dos trabalhos pudesse ser realizado o mais próximo do nível do solo, a UTC, após estudos, selecionou um pórtico, de propriedade da Burk Halter, com capacidade de até 1 mil t, para fazer o serviço. O pórtico é único no mundo e trata-se do seu primeiro trabalho fora dos Estados Unidos.
Tanto os reatores (após 18 meses de fabricação e 40 dias de transporte marítimo até o porto de Rio Grande-RS) quanto o pórtico foram desembarcados em balsas e realizado o transporte lacustre (via Lagoa dos Patos) e fluvial (pelo Rio dos Sinos) por três dias, em um percurso total de aproximadamente 300 km de navegação. Em seguida, foram mais sete dias de transporte terrestre, sendo necessário reforços provisórios de ponte, viaduto férreo e elevação de redes de energia e telefonia, para permitir a passagem dos equipamentos até chegarem a refinaria.
No prazo de sete dias, três reatores, sendo dois com peso aproximado de 400 t cada, foram içados e concluídos seus posicionamentos em suas bases, utilizando o mais moderno pórtico do mundo.
Fonte: Revista O Empreiteiro