A nova unidade do Senai, no Recife (PE), foi construída com o sistema pré-fabricado de concreto pela T&A Pré Fabricados, juntamente com a construtora CSG. O projeto, elaborado pelo calculista Sérgio Osório, da Engedata, adota grandes vãos, que exigiram alguns diferenciais na execução. Há vigas com mais de 17 m de extensão e lajes com 13,4 m.
A montagem teve início em setembro do ano passado e a conclusão ocorreu em fevereiro último. A edificação, com seis pavimentos, possui 20.938,19 m² de área construída – e foi erguida anexa a um prédio existente da instituição.
Para suportar as carga das peças pesadas e de porte e finalizar a edificação dentro do prazo acordado com o cliente, a T&A utilizou dois guindastes, um de 250 t e outro de 70 t. A engenharia de montagem dessa obra foi bem específica, pois foram montadas vigas com 17 m de comprimento, pesando 29 t, a uma distância de 22 m, usando guindaste de grande porte.
“Tivemos que conciliar as carretas, transportando elementos de concreto para os dois guindastes. E como o terreno é apertado, os guindastes muitas vezes trabalharam próximos um ao outro”, explica o diretor da T&A, Vitor Almeida.
Ele destacou ainda a complexidade da logística em vista da sequência da montagem. “Tecnicamente só poderíamos montar dois pavimentos por vez, esperar o capeamento (solidarização), para depois montarmos mais dois andares, e assim por diante”, afirmou.
A empresa tomou cuidado em evitar a parada das equipes de montagem. O engenheiro explica que a obra foi dividida em setores e cada um deles foi liberado para o capeamento em momentos diversos. “Isso fez com que a equipe de montagem nunca ficasse parada esperando a solidarização”, diz Vitor.
A T&A Pré-fabricados, com sua planta industrial de Pernambuco, no município de Igarassu, forneceu toda a superestrutura da obra: pilares, vigas e lajes alveolares, todos pré-fabricados, alcançando volume total de 2.121,58 m³.
Ficha técnica – Prédio do Senai no Recife (PE)
Construtora: CSG
Pré-fabricados: T&A
Projeto: Engedata