A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou em janeiro o leilão de 680,6 km de rodovias federais e estaduais (BR-324, BR-116, BA-526 e BA-528) localizadas na Bahia e que compõem o último lote da segunda etapa do Programa Federal de Concessões Rodoviárias. Os investimentos em obras e serviços previstos para os 25 anos de concessão são da ordem de R$ 1,9 bilhão, sendo que R$ 68 milhões deverão ser investidos antes do início da cobrança de pedágio.
O consórcio Rodobahia, formado pelas empresas brasileiras Engevix e Encalso e pela espanhola Isolux-Corsan, foi o vencedor do leilão, realizado na Bolsa de Valores do Estado de São Paulo (Bovespa), com tarifa de R$ 2,21, ou seja, deságio de 21% em relação à tarifa-teto, de R$2,80. O segundo envelope foi entregue pelo consórcio Companhia Brasileira de Rodovias, formado por três empresas: Heleno e Fonseca Engenharia; LBR Engenharia e CRA Engenharia e Construções, no valor de R$ 2,51. A ANTT informou que a homolagação do resultado do leilão deverá ocorrer no dia 20 de março e a publicação do ato de outorga está previsto para ocorrer em 15 de maio, com assinatura do contrato de concessão dois dias depois.
De acordo com o edital da ANTT, até o sexto mês após o início das obras de recuperação terão que ser feitos reparos no pavimento e acostamento e adequação da sinalização, entre outras ações. Entre as melhorias previstas estão a implantação de 41 passarelas; duplicação de 83,7 km entre Feira de Santana e o entroncamento da BR-324, até o final do terceiro ano de concessão; e duplicação de toda a BR-116, condicionada ao volume de tráfego. Os contornos norte e sul de Feira de Santana e contorno de Vitória da Conquista, na BR-116, também serão restaurados. Serão implantadas sete praças de pedágio, duas na BR-324 e cinco na BR-116.
Mais licitações
Até junho de 2009, o Governo Federal deverá conceder mais 2.066 km de rodovias em Minas Gerais (BR-116, BR-381 e BR-040) e mais 1.608 km em novembro deste ano (BR-470/SC, BR-101/ES e BR-101/BA), chegando a 4.km de rodovias federais concedidas à iniciativa privada.
O Programa Federal de Concessão de Rodovias foi implantado entre 1994 e 1997, com início da operação das primeiras concessões em 1996. Atualmente, existem 13 concessões federais que somam 4.083,2 km (cerca de 8% da malha federal).
Rodovias concedidas
– Composição do trecho:
– Corredor de integração nacional;
– Acesso à Região Metropolitana de Salvador e aos portos de Aratu e Salvador;
– Estão incluídos: contorno norte e sul de Feira de Santana e contorno de Vitória da Conquista.
Aspectos gerais das rodovias:
BR-116
– Rodovia em pista única
– 2/3 da rodovia com pavimento de qualidade inferior aomínimo desejável
– Sinalização precária e ausência de barreiras de proteção
– Obras-de-arte construídas, a maioria, em 1950 e 1965 e com necessidade de adquação para a dimensão e peso dos caminhões atuais
BR-324
– Tráfego intenso em pista dupla
– 2/3 do pavimento em condição inferior ao mínimo desejado
– Obras-de-arte com necessidade de adequação a dimensão e peso dos veículos de carga atuais
Investimentos previstos
Trabalhos Iniciais (até o 6º mês)
– Reparos no pavimento e acostamento, adequação da sinalização, recuperação emergencial de obras de arte especiais e sistema de drenagem, e tratamento da faixa de domínio, dentre outros.
Melhorias previstas
– Implantação de 41 passarelas;
– Iluminação de trevos, passarelas e perímetros urbanos;
– Duplicação de 83,7km entre Feira de Santana e o entroncamento da BR 242 até o final do 3º ano de concessão;
– Duplicação de toda a BR-116 condicionada ao volume de tráfego.
– Os subtrechos da BR-116 deverão ser duplicados quando atingido o volume diário de 6.500 veículos.
– Nos subtrechos da BR-116 deverão ser implantados faixas adicionais nos dois sentidos quando atingido o volume diário de 28.000 veículos.
– Nos subtrechos da BR-324 deverão ser implantados faixas adicionais nos dois sentidos quando atingido o volume diário de 70.000 veículos.
Rodovia | Trecho | Extensão(Km) |
BR-116/BA | Feira de Santana – Divisa BA/MG | 554,1 |
BR-324/BA | Salvador – Feira de Santana | 113,2 |
BA- 526 | Entr.BR-324 – Entr.BA-528 | 9,3 |
BA-528 | Entr.BA-526 – Acesso Base Naval de Aratu | 4 |
Total | 680,6 |
INVESTIMENTOS | (R$ MIL) | PERÍODO |
Trabalhos iniciais | 68.069.303,91 | Ano 1 |
Restauração até 5º ano | 272.701.853,91 | Anos 2 a 5 |
Obras de melhorias e ampliações | 679.010.039,40 | |
Duplicações | 622.583.098,01 | Até o fim do Ano 2 |
Rua Lateral | 8.547.205,42 | Até o fim do Ano 7 |
Intercessões, retornos e trevos e acessos | 22.713.896,33 | Anos 1 a 5 |
Passarelas | 25.165.839,64 | Anos 2 e 3 |
Edificações | 47.714.223,28 | Anos 1 a 7 |
Equipamentos e sistemas de operação | 173.822.825,26 | Anos 1 a 14 |
Manutenção periódica da pista | 626.163.698,48 | Anos 6 a 15 |
Desapropriação | 1.219.689,82 | Ano 1 |
Canteiro – mobilização e desmobilização | 49.378.346,87 | Anos 1 a 15 |
Projeto | 14.023.732,21 | Anos 1 a 15 |
Total | 1.932.103.713, 14 | |
Referenciado a dezembro de 2005 e com base nos estudos indicativos |
Fonte: Estadão