OHL Brasil atualmente opera quatro concessões de rodovias (Autovias, Centrovias, Intervias e Vianorte) localizadas no Estado de São Paulo. Em cada uma de suas concessões, a empresa é responsável pela restauração, reconstrução, modernização, monitoramento, melhoria, manutenção, conservação e operação das rodovias correspondentes, bem como pelo atendimento aos usuários. Os prazos remanescentes de duração das concessões variam entre 13 a 15 anos. Veja a seguir os detalhes de cada concessão.
Intervias: 375,7 km de rodovias
Desde o dia 17 de fevereiro de 2000, a Intervias opera e administra o lote 6 do Programa de Concessões do Estado de São Paulo, com uma malha viária de 375,7 km, abrangendo 19 municípios da região Centro-Norte do Estado de São Paulo, com população de 1,5 milhão de habitantes, cerca de 4,28% da população do estado. A sede da concessionária está localizada na Rodovia Anhangüera, Km 168, Pista Sul, em Araras (SP).
O compromisso da concessionária é recuperar, conservar, ampliar e modernizar as rodovias, além de oferecer serviços de atendimento aos usuários e implantar equipamentos de controle e operação de tráfego que garantam conforto, segurança e satisfação aos motoristas e pedestres.
Para atingir essas metas, a Intervias tem como filosofia empresarial o respeito ao usuário e à vida, manifestado através de ações que asseguram a prestação de um serviço público de qualidade aos que se deslocam pelas rodovias de sua malha viária.
O desenvolvimento regional acontece simultaneamente com o grande número de obras realizadas pela Intervias, transformando a realidade das rodovias brasileiras, dando origem também a mais de 1.600 empregos diretos e indiretos.
Investimentos
Ao longo desses 20 anos de concessão, a empresa deverá investir no trecho R$ 1.289 bilhão, sendo R$ 489 milhões, do primeiro ao quinto ano. O ônus da concessão é de R$ 233 milhões, correspondendo ao valor a ser pago ao Governo Estadual em 20 anos pelo direito de concessão. O valor total dos impostos a recolher em 20 anos é estimado em R$ 540 milhões.
A estrutura operacional da concessionária é composta por sede administrativa, Centro de Controle Operacional (CCO), serviço de Atendimento ao usuário com 176 profissionais e prestação de serviços de atendimento pré-hospitalar/resgate, inspeção de tráfego, socorro mecânico com guinchos, apreensão de animais e combate a focos de incêndio.
E estrutura conta ainda com sete postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs), 63 veículos de atendimento e apoio ao usuário, sendo oito viaturas de inspeção de Tráfego, oito ambulâncias, uma ambulância Projeto Escola, seis guinchos leves, um guincho médio, três guinchos pesados, duas carretas/reboque para apreensão e transporte de animais, dois caminhões pipa para combate a focos de incêndio, uma balança móvel e 31 veículos de apoio.
As nove praças de pedágio contam com sistema eletrônico de arrecadação ( Sem Parar) e Visa Vale Pedágio. tem em sua estrutura um Serviço de Atendimento Telefônico tipo 0800, funcionando 24 horas, além de quatro painéis informativos rodoviários móveis e 14 painéis de mensagens variáveis.
Canais de comunicação
O Serviço 0800, que integra o Sistema de Informações ao Usuário, presta atendimento gratuito 24 horas por dia, por meio de atendentes treinadas e conectadas on line ao CCO. Elas registram os pedidos de apoio em emergências e informam os usuários sobre as condições de trânsito nas rodovias, obras em andamento, localização dos postos de SAU nas rodovias e serviços de utilidade pública na região. Este serviço recebe em média 10.000 ligações por mês.
Utilizando telefone celular dotado de WAP, o motorista pode acessar a página wap.intervias.com.br e obter informações sobre as rodovias do sistema. A Intervias foi a primeira concessionária do Brasil a oferecer esse serviço aos usuários.
Coordenado e orientado pelo Centro de Controle Operacional, o Serviço de Atendimento ao Usuário – SAU dá o apoio necessário aos motoristas e pedestres em momentos críticos, atuando em 7 bases operacionais localizadas em pontos estratégicos das rodovias.
Para isso, conta com equipes de profissionais especializados em atendimento pré-hospitalar e de resgate, socorro mecânico, inspeção de tráfego, combate a incêndios na faixa de domínio e apreensão de animais. Eles são treinados e equipados para enfrentar desafios, nas 24 horas do dia, operando guinchos, veículos de inspeção de tráfego, ambulâncias e caminhões-pipa.
Autovias, cortando uma das regiões mais ricas do país
A concessão da Autovias foi outorgada em 1998, tendo como objeto a exploração do Lote 10 do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo. O prazo da concessão é de 20 anos, encerrando-se em 20 de agosto de 2018. A Autovias administra 316,6 km de vias, além de quatro praças de pedágios bidirecionais, com 32 vias de cobrança manual e 14 vias de cobrança automática (Sem Parar), por onde trafegaram aproximadamente 51.800 veículos-equivalentes por dia.
A concessionária Autovias tem sua sede na cidade de Ribeirão Preto e engloba 18 municípios em sua malha viária, entre eles: Araraquara, Franca, São Carlos, Jardinópolis e outros, onde vivem, aproximadamente 1,5 milhões de habitantes. A região de Ribeirão Preto é uma das regiões mais ricas do país, com uma presença relevante no setor de agronegócios, sendo responsável pela produção de 32% do álcool combustível, bem como de 70% do suco de laranja exportado. No setor industrial, destacam-se as indústrias ligadas ao agronegócio, as de alta tecnologia, como a de manutenção de turbinas aéreas Airbus, em São Carlos , e as de calçado, localizadas em Franca e Jaú.
O PIB desta macrorregião é um dos mais altos do país – US$ 16,5 bilhões. A renda per capita em Ribeirão Preto, onde fica a sede da empresa, é de US$ 5.000.
O desenvolvimento regional acontece simultaneamente com o grande número de obras realizadas pela Autovias S
/A, mudando a realidade das rodovias brasileiras, dando origem também a mais de 1.000 empregos diretos e indiretos.
Estrutura de atendimento
A segurança do motorista que trafega pela Autovias é garantida por veículos especiais para pronto-atendimento. São 10 guinchos (cinco pequenos, três médios e dois pesados), duas USAs (Unidades de Suporte Avançado), três USBs (Unidades de Suporte Básico), um veículo especial para resgate de vítimas presas a ferragens, cinco viaturas de inspeção de tráfego, um caminhão-pipa e dois caminhões para apreensão de animais. O condutor também contará com um supervisor de Tráfego de plantão no CCO (Centro de Controle de Operações) e um veículo de emergência operacional.
Em setembro de 2004, a Autovias ganhou o prêmio “Denatran de Educação para o Trânsito”, concedido pelo Denatran. A Intervias recebeu o prêmio “Top Social” em junho de 2002 e julho de 2003, concedido pela ADVB, assim como o “Prêmio Motiva de Responsabilidade Social”, em agosto de 2004, concedido pelo Instituto Motiva e o prêmio IBTTA (International Bridge, Tunnel and Turnpike Association) Toll Excellence 2005 na categoria Responsabilidade Social, em setembro de 2005, com o Projeto Escola.
Centrovias: mais de 52 mil veículos/dia
Com o objeto de explorar o sistema rodoviário constituído pelo Lote 08 do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, foi criada, em 1998, a Concessionária Centrovias. O prazo da concessão é de 21 anos, encerrando-se em 09 de junho de 2019. A Centrovias administra 218,2 km de estradas, além de cinco praças de pedágios, sendo uma bidirecional, com 23 vias de cobrança manual e 12 vias de cobrança automática (Sem Parar). Trafegam sob esta concessão aproximadamente 52.400 veículos-equivalentes por dia.
A concessionária Centrovias tem sua sede na cidade de São Carlos e engloba 12 municípios em sua malha viária, entre eles: Bauru, Jaú, Brotas, Rio Claro e outros, onde vivem aproximadamente 1 milhão de habitantes. São Carlos possui, aproximadamente, 218 mil habitantes, 6.500 empresas e quatro universidades. A cidade é um dos pólos de alta tecnologia no Brasil, abrigando diversas indústrias, das quais mais de 60 produzem itens de alta tecnologia. A cidade pertence ao chamado cinturão do leite do estado de São Paulo, produzindo também laranja, cana de açúcar, tomate, café, arroz, ovos, frango e carne. Rio Claro é famosa pelo pólo industrial de cerâmica e pelo importante centro estadual de educação. Bauru e Jaú destacam-se pela produção agrícola e industrial, com destaque para a indústria de calçados em Jaú, e o setor de serviços, em Bauru. Brotas tem, nos últimos anos, se consolidado como um dos principais pólos de ecoturismo do estado.
Vianorte: mais de 70 mil veículos/dia
Outorgada em 1998, a concessão da Vianorte tem o objetivo de explorar o Lote 5 do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo. O prazo da concessão é de 20 anos, encerrando-se em 06 de março de 2018. São cerca de 236,6 km sob a administração da empresa, incluindo quatro praças de pedágios bidirecionais, com 42 vias de cobrança manual e 12 vias de cobrança automática (Sem Parar), por onde trafegaram aproximadamente 70.400 veículos-equivalentes por dia.
A concessionária Vianorte tem sua sede na cidade de Sertãozinho e engloba 14 municípios em sua malha viária, entre eles: Ribeirão Preto, Sertãozinho, Bebedouro, Ituverava e outros, onde vivem aproximadamente 1 milhão de habitantes. Um dos setores forte na região é o comércio e prestação de serviços, com destaque para a área médico-hospitalar e formação universitária – graduação e pós-graduação, com mais de 40.000 alunos. A região congrega seis emissoras de televisão.
Fonte: Estadão