R$ 6,5 bilhões para estradas federais no PR

Compartilhe esse conteúdo

Cinco trechos de rodovias federais, que cruzam o estado do Paraná, estão relacionados no programa de obras que deverão ser licitados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) até 2013.Os ministros Miriam Belchior e Paulo Passos, respectivamente do Planejamento e dos Transportes, informaram que recursos da ordem de R$ 6,5 bilhões serão aplicados naquelas obras previstas no Paraná e em outras regiões do País.

*Estrada Boiadeira (BR-487) deverá ter 130 km pavimentados

As intervenções estão incluídas no programa de obras que vem sendo discutido entre o governo paranaense e odepartamento regional do Dnit deste o começo de 2011. O valor aproximado das obras previstas para o Paraná chega a R$ 2 bilhões. A maior parte será licitada até o final de 2012 pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC), modelo que, embora criticado por empresários da área da construção, deverá agilizar o prazo dos trabalhos, no entendimento do ministro Paulo Passos.

“O governo federal está retomando um programa que já estava encaminhado no ano passado e que não havia saído do papel por conta das mudanças no Ministério dos Transportes”, disse o ministro. Ele acrescentou que “o importante, daqui para diante, é que as obras aconteçam”. E o secretário José Richa Filho, da Infraestrutura e Logística do Paraná, diz que as intervenções nas rodovias federais no estado ajudarão no processo do crescimento econômico paranaense.

As rodovias que deverão entrar em obras

Fazem parte do pacote da programação do Dnit a pavimentação de 103,3 km da BR-158 entre Palmital e Campo Mourão; a pavimentação de 130 km da BR-487 (Estrada Boiadeira) e a construção da segunda ponte que ligará Foz do Iguaçu ao Paraguai (BR–277).
Estão previstas também as obras da construção da trincheira de Tibagi e as que serão complementadas em Ventania na BR–153 (Rodovia Transbrasiliana). Na BR–163 haverá duplicação de 40 km entre Toledo e Marechal Rondon, além da construção da travessia urbana de Marechal Cândido Rondon, que terá 5,6 km de extensão. Essa rodovia deverá receber melhorias no trecho entre Cascavel e Capitão Leônidas Marques.

Contratação

As obras mais complexas serão feitas por meio da modalidade Contratação Integrada, pela qual o governo faz apenas um projeto elementar e contrata uma empresa para entregar a obra pronta, pagando pelo que for realizado. Em uma contratação pelo formato atual, o governo tem que fazer o projeto completo e pagar por cada item contratado da empreiteira.
O diretor-geral do Dnit, Jorge Fraxe, informa que o momento é muito oportuno para que as empresas acelerem a conclusão de obras e se revelem preparadas para novas contratações. “O Dnit está aberto às sugestões de todas as entidades envolvidas com infraestrutura de transportes a fim de promover melhorias gradativas nos editais”, afirmou o diretor.
As licitações programadas até julho de 2013 preveem 67 obras de construção, restauração e manutenção em 7.839 km da malha rodoviária federal.

Fonte: Padrão


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário