A Águas de São Francisco do Sul, concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de mesmo nome, em Santa Catarina, administrada pela Aegea Saneamento, deve começar a construir no segundo semestre a estação de tratamento de esgoto (ETE) Ubatuba, com capacidade para 140 l/s. Neste ano, a concessionária pretende ainda executar 16 km de adutora e 113 km de rede de abastecimento de água.
Em 2015, a empresa já havia ampliado a estação de tratamento de água (ETA) no município.
Tamanha quantidade de projetos em tão pouco tempo explica-se pelo fato da concessão ter sido assinada recentemente, em janeiro de 2015. O contrato da Aegea tem prazo de 35 anos e prevê investimento total de R$ 220 milhões na implementação de rede de saneamento e universalização do abastecimento de água no município. Rudner Sapla, engenheiro sanitarista da Aegea,lembra o prazo curto disponível para reformar e ampliar a ETA Laranjeiras no ano passado. “Tínhamos que minimizar a falta de água no verão, principalmente na região da orla, em nosso primeiro ano de concessão”.
buy aygestin online https://andnewonlineblo.com/aygestin.html no prescription
No período de férias, a população do balneário de São Francisco do Sul passa de 6,5 mil habitantes para até 20 mil pessoas, colocando o turismo como importante atividade econômica.
A ETA Laranjeiras, localizada na região central, teve reforma na sua estrutura de concreto, aumentando sua capacidade de 120 l/s para 200 l/s, e uma ETA metálica (de 50 l/s) foi agregada à planta.
A reforma envolveu material filtrante e instalação de novos equipamentos, além de outras melhorias de operação. Já a nova estrutura de metal (de aço carbono), depois de feita a base de concreta, foi posicionada no local por dois guindastes. A estrutura com 25 m de altura e 4 m de comprimento chegou pronta à planta. “Foi necessário apenas fazer as interligações elétrica e hidráulica.
Mas o tempo foi muito curto. Tivemos que fazer a compatibilização do projeto antes.
A base de concreto, para se ter uma ideia, ficou pronta em outubro e tivemos que entregar funcionando a ETA de estrutura metálica antes do final do ano”, relata Rudner. “Trabalhamos de madrugada”. Uma estação elevatória de água também foi construída para atender a ETA. Em 2016, a Águas de São Francisco do Sul começa a colocação de 190 km de rede de esgoto, cumprindo o contrato de concessão.
buy Bactroban online https://andnewonlineblo.com no prescription
Em 15 anos, a concessionária espera elevar a coleta e tratamento de esgoto de zero (como era antes da assinatura do contrato; a maioria da população usa fossa séptica e sumidouro) para 85%.
buy avapro online https://andnewonlineblo.com/avapro.html no prescription
Fonte: Revista O Empreiteiro