Smart Platform: a base digital da infraestrutura que o Brasil precisa

Smart Platform: a base digital da infraestrutura que o Brasil precisa

Compartilhe esse conteúdo

Como hub de tecnologia, a PARS conecta organizações brasileiras às principais soluções globais de inovação, viabilizando jornadas completas de transformação digital em setores estratégicos. Com atuação focada em integração e dados, a PARS apoia empresas na modernização de operações complexas, onde eficiência, governança e previsibilidade são fundamentais.

Dentro desse ecossistema, a SONDA, uma das maiores integradoras de tecnologia da América Latina, com forte atuação em projetos de grande escala, lança a Smart Platform, que se destaca como uma solução estratégica para a modernização da infraestrutura brasileira, conectando dados, ativos e processos ao longo de todo o ciclo de vida das obras.

O Brasil vive um momento decisivo na infraestrutura. Após anos de investimentos, o país retoma as obras estruturantes. Para 2025, os aportes previstos somam R$ 277,9 bilhões, segundo a CNI (Confederação Nacional da Indústria), valor ainda insuficiente para reverter o déficit acumulado por planos de manutenção ineficientes e desvios de operação.

Nesse contexto, a adoção de ferramentas de gestão de ativos torna-se essencial para integrar dados técnicos, operacionais e financeiros ao longo do ciclo de vida, assegurando maior eficiência, previsibilidade, transparência, controle de custos e maximizando o retorno dos investimentos públicos e privados. É nesse cenário que a Smart Platform, da SONDA, ganha relevância como solução para modernização do controle dos ativos.

Hoje, a infraestrutura civil brasileira além dos desafios recorrentes de prazos estourados, orçamentos insustentáveis e retrabalhos frequentes, requer uma forte demanda por uma solução capaz de trazer uma visão completa e estruturada das atividades, sensores instalados e planos de manutenção. Superar esses desafios exige tecnologia capaz de entregar rastreabilidade, confiabilidade e inteligência operacional.

Desenvolvida para responder a esses desafios, reune monitoramento digital, gestão de ativos, manutenção preditiva e análise de IoT. Esta solução oferece uma visão unificada dos ativos — operação e manutenção com acompanhamento em tempo real.

Ao disponibilizar dados confiáveis, integrados e acessíveis, a Smart Platform fortalece a gestão de ativos e a gestão operacional, elevando a maturidade do setor ao apoiar empresas, concessionárias e governos na tomada de decisão ao longo do ciclo de vida do ativo. O resultado é uma operação mais eficiente, previsível, digital e alinhada aos princípios de sustentabilidade que o Brasil demanda.

A infraestrutura do futuro exige precisão, governança e tecnologia. Integrada à expertise da PARS e SONDA, a Smart Platform se posiciona como um dos principais vetores dessa transformação promovendo o controle do ativo e manutenção inteligente.


Compartilhe esse conteúdo