A State Grid Brazil Holding informou ter colocado em operação a linha de transmissão (LT) de 500kV Paranaíta-Ribeirãozinho, que corta o Estado de Mato Grosso. O investimento no empreendimento foi de R$ 1,6 bilhão e ele foi entregue com 29 meses e 14 dias de antecedência ao cronograma estabelecido no contrato de concessão com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A linha atende o escoamento de energia das usinas hidrelétricas localizadas no rio Teles Pires, no norte do Mato Grosso e sul do Pará.
A linha é operada diretamente pela Paranaíta Ribeirãozinho Transmissora de Energia, sociedade de Propósito Específico (SPE) pertencente à State Grid Brazil Holding, criada para implantar, operar e manter o empreendimento. A linha de transmissão possui 1.009 quilômetros de extensão e passa por 19 municípios mato-grossenses. A linha obteve a Licença de Operação no dia 18 de dezembro de 2018.
A chinesa State Grid tem sido grande investidora em projetos de energia do País e ano passado chegou a anunciar intenção de aplicar R$ 140 bilhões ao longo dos próximos cinco anos em empreendimentos de geração e transmissão, principalmente.