Devido à pandemia da covid-19, inúmeros hospitais de São Paulo têm recorrido à ampliação ou implantação de novas salas de tomografia, para acompanhamento do sistema respiratório dos seus pacientes.
Quando olhamos para a infraestrutura por trás da sala de tomografia podemos perceber diversos dos principais sistemas da estrutura hospitalar, como os gases medicinais, necessários em caso de emergência, a climatização com controle de umidade e renovação com filtragem total do ar ambiente, a infraestrutura de dados para armazenamento dos laudos, sistema de câmeras, detectores de fumaça, sistema de chamada de enfermagem, além da alta complexidade das instalações elétricas do tomógrafo, contemplando banco de baterias em caso de interrupção da alimentação de energia e estabilizador dedicado para evitar oscilações de tensão na rede.
Neste segmento, a Arbait Engenharia tem se destacado através da expertise e conhecimento adquiridos, após inúmeros contratos executados desde o início da pandemia, entre implantação, reforma e ampliação de setores de tomografia em grandes hospitais de São Paulo como o Santa Catarina, Paulistano, Next Butantã, dentre outros.
Ademais, a segurança além do período da obra, se estende para o durante o funcionamento do tomógrafo. Em todas as paredes que enclausuram o tomógrafo deve haver uma cobertura em argamassa baritada ou placa de chumbo, para absorção da radiação emitida pelo equipamento. Portas e visores também recebem chumbo em sua composição interna. Tudo para garantir que o procedimento seja seguro para o paciente e equipe hospitalar.
Atualmente, os hospitais têm adotado os acabamentos e revestimentos buscando um processo de humanização e bem-estar dos pacientes.
Estes tratam da adoção de cores claras, com textura lisa, conjuntos de lâmpadas em tonalidades mais confortáveis, materiais que tragam acolhimento, como piso de aspecto amadeirado, ilustração nas paredes e até jogos de luzes por fibra ótica no teto da sala que criam a sensação de um céu estrelado. Tudo pensado para a redução dos impactos causados pelo exame, que muitas vezes assusta o paciente devido à dimensão da máquina, sensação de clausura, barulho e o tempo de duração.
Cada detalhe é primordial para o sucesso na implantação de uma sala de tomografia. Desde as instalações, fechamentos de paredes, escolha dos materiais e aplicação dos acabamentos, até o contato diário com a equipe de supervisão do Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH) para redução de poeira, ruído e limpeza constante do ambiente durante toda a obra, especialidade e diferencial hoje adquirido e comprovado pela Arbait Engenharia.