Apesar de prevista no contrato do Asfalto Liso uma topografia convencional para o acompanhamento das obras, a Dimensional, sempre inovando e superando as expectativas, está utilizando um equipamento de Escaneamento Móvel para Mapeamento Digital de Cidades Inteligentes!
Digitalização de infraestruturas, planejamento e recursos urbanos é a base do Smart City (Cidade Inteligente). Imagens em 360° sem emendas, calibradas para uma nuvem de pontos digital, ajudam a oferecer um banco de dados para um futuro com a utilização de realidade digital para controle de ativos das cidades e como informação para veículos autônomos.
O equipamento empregado se trata de uma ferramenta do estado da arte da engenharia que mescla um escaner a LASER 3D (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation – amplificação de luz por emissão estimulada de radiação) LiDAR (Light Detection and Ranging – Detecção e Alcance de Luz), com quatro câmeras de captura de pavimento, duas câmeras 360o e sistemas de GNSS (Global Navigation Satellite System – Sistema de Posicionamento Global por Satélite), IMU (Inertial Measurement Unit – Unidade de Medição de Inércia) e DMI (Distance-Measuring Instruments – Instrumentos de Medição de Distância).
Esse equipamento permite uma captura de 1.000.000 (um milhão) de pontos por segundo, com alcance de 119 metros e visão 360o, gerando uma nuvem de pontos tridimensional com precisão milimétrica tanto na horizontal quanto na vertical. Esse material bruto é enviado diariamente para o escritório central e processado em softwares com tecnologia de reconhecimento de objetos e de inteligência artificial, que aceleram a vetorização das imagens de forma a criar uma base de dados precisa e trabalhável.
Esse conjunto de informações é utilizado para direcionar e controlar as obras do Asfalto Liso executadas pela empresa.
Tudo isso significa que a Dimensional, em conjunto com a Secretaria de Conservação, está utilizando o que há de mais moderno na engenharia rodoviária mundial para melhorar a qualidade de nosso pavimento, de forma a propiciar detecção e tratamento de patologias mais precisas, com impacto direto na durabilidade das intervenções, bem como melhorar a regularidade das vias, propiciando mais conforto e segurança.