Tratamento de água AVAC-R: Desafios e soluções para metas de eficiência energética

Compartilhe esse conteúdo

O setor de sistemas AVAC-R (aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração) enfrenta o desafio complexo do tratamento de água. Este processo vai além da simples climatização, sendo vital para o cumprimento das novas metas de eficiência energética e a sustentabilidade operacional.

Leia também: Projeto de eficiência energética da Votorantim Cimentos recebe prêmio no Canadá

Em um esforço contínuo para elevar o nível técnico do mercado, o Departamento Nacional de Projetistas e Consultores (DNPC) da ABRAVA promoveu o evento “Quinta-Feira Tecnológica”, em parceria com a RECOMSERVICE, para discutir as melhores práticas com profissionais especialistas.

A Complexidade e o Alto Custo da Falha no Tratamento de Água

Para sistemas de climatização, o tratamento da água é de suma importância. Conforme explicou o engenheiro Fabio Moacir Korndoerfer, diretor comercial da Recomservice, a manutenção inadequada pode gerar perdas financeiras significativas.

Os chillers modernos, que utilizam trocadores de calor tipo Shell and Tube com tubos de perfil especial para otimizar a troca térmica, exigem um plano de manutenção e tratamento de água de primeira linha.

“Caso contrário, perdas elevadas são contabilizadas, podendo atingir mais de R$ 500.000,00 em prejuízos ao longo da vida útil de um chiller em desperdício de energia e custos de manutenção.” – Fabio Moacir Korndoerfer.

O prejuízo financeiro está diretamente ligado ao consumo de energia, uma vez que a sujidade ou corrosão nos tubos afeta diretamente a eficiência energética do sistema.

A Missão do DNPC ABRAVA: Formação Técnica e Quebra de Paradigmas

Os eventos técnicos promovidos mensalmente e gratuitamente pelo DNPC ABRAVA têm o objetivo de quebrar a “barreira de conhecimento” que impede a adoção de novas tecnologias e soluções no mercado.

Mário Sérgio de Almeida, presidente do DNPC, enfatiza que o intuito é “formar profissionais melhores, com conteúdo técnico, especializado e de qualidade”. Segundo Almeida, para impulsionar a modernização e atender às novas demandas de eficiência energética, é fundamental instruir primeiro os projetistas – os profissionais que levarão as boas práticas ao mercado.

O DNPC é o departamento da ABRAVA dedicado a reunir e integrar empresas focadas exclusivamente em projetos AVAC-R, com o objetivo de estabelecer os melhores parâmetros e garantir a qualidade no setor.

Leia também: M&T Expo: Volvo desenvolve projetos de eletrificação


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário