Nara Faria
As obras do Rodoanel Norte, o último trecho para concluir o Rodoanel Mário Covas (SP-21), estão avançando em cinco dos seis lotes previstos no projeto, com ênfase nas escavações dos túneis. A estimativa é de que as escavações, que foram iniciadas em maio deste ano, sejam concluídas até fevereiro de 2016.
O Rodoanel Norte, que terá 44 km, interligará os trechos Oeste (já em operação) e Leste (em fase de conclusão) e prevê acesso à rodovia Fernão Dias, além de uma ligação exclusiva para o Aeroporto Internacional de Guarulhos. O avanço das obras, porém, depende do andamento do processo de desapropriações.
Segundo Pedro da Silva, diretor de engenharia da Dersa, as famílias relacionadas no processo de desapropriações podem optar por receber a indenização pelo valor do imóvel ou pelo reassentamento. Para isso, a Dersa fechou um convênio com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) para a construção de moradias.
“Nossa dificuldade é que muitas vezes o proprietário não tem a escritura registrada ou ainda não está com contrato, não fez ainda nem escritura, nem registro de imóveis. Isso acaba causando um pouco mais de morosidade no processo de desapropriação”, explica Silva.
A promessa da Dersa é de que todas as famílias estarão reassentadas até o fim das intervenções e um valor de cerca de R$ 100 milhões está previsto em indenizações.
A obra
O projeto do trecho Norte foi dividido em seis lotes. Segundo as concorrências, o lote 1 ficou com as empresas Mendes Júnior/Isolux Corsán; os lotes 2 e 3 com a OAS; os lotes 4 e 6 com a Acciona; e o lote 5 com as empresas Construcap/Copasa. Dos seis lotes, portanto, quatro têm a participação das empresas espanholas Isolux, Acciona e Copasa.
O trecho dos lotes 1 a 4 está situado quase inteiramente na Zona Norte de São Paulo. O lote 1 (6,42 km) atravessa os bairros de Taipas, Jardim Ana Rosa, Jardim Vitória Régia, Jardim Damasceno e Jardim Paraná. O lote 2 (4,88 km) segue pelo Jardim Paraná, Jardim Vista Alegre e Jardim Pery.
buy xifaxan online www.pharmalucence.com/wp-content/languages/new/generic/xifaxan.html no prescription
O lote 3 (3,62 km) se localiza fundamentalmente em área de proteção ambiental da Serra da Cantareira. O lote 4 (9,09 km) se estende parte pela Zona Norte da capital paulista (Jardim Brasil Novo, Jardim Corisco e Vila Ayrosa) e parte por Guarulhos (Parque Continental e Jardim dos Cardosos).
O lote 5 (7,88 km) está localizada em Guarulhos, nos bairros Parque Primavera, Recreio São Jorge, Vila União e Jardim Bananal. E o último lote, o 6 (11,96 km mais o acesso ao aeroporto de Guarulhos), passa pelos bairros de Ponte Alta, Jardim São João, Vila Carmela, Vila Rica e Cidade Soberana, em Guarulhos; e Golf Club, em Arujá
Serão 115 obras de arte, ocupando 22 km de extensão e sete túneis duplos, que atingirão 12,26 km. O maior deles, no lote 3, terá 1.730 m de extensão e será seguido de outro, com 1.112 m. Para a conclusão da obra serão escavados 2.830.000 m³.
Atualmente estão em andamento os serviços de escavações dos túneis com o emprego do método NATM (New Austrian Tunneling Method), que utiliza também explosivos.
Todo o trecho receberá pavimento asfáltico, com exceção do interior dos túneis, que terá pavimento de concreto. Os dois sentidos da via correm paralelos do início ao fim do trecho Norte.
Serão quatro faixas de rolamento no trecho que vai do fim do Rodoanel Oeste até a intersecção com a Fernão Dias (inclusive nos cinco túneis); do trevo com a Fernão Dias até o fim do trecho Norte, na Dutra, o número de faixas diminui para três em cada sentido (inclusive nos dois túneis). Cada faixa de rolamento terá largura constante de 3,6 m, assim como o acostamento, com 3 m de largura. O projeto estabelece refúgio de 1 m e canteiro central com 11 m.
Construction work in Rodoanel North, the last stretch to complete Rodoanel Mario Covas (SP-21) is making headway in five out of the six lots disposed in the project, with emphasis in tunnel excavation. Excavations, which started May last year, are expected to be complete by February 2016.
Rodoanel North, which will be 44km long, will interconnect the West (already in operation) and the East (undergoing completion) stretches and there will be an access to Fernão Dias highway, in addition to an exclusive link to the Guarulhos International Airport.
The construction, however, depends on an expropriation process.
According to Pedro da Silva, engineering director with Dersa, the families listed in the expropriation process can choose to be paid indemnification for the value of the property or to be relocated.
To do that Dersa has made an agreement with Company of Housing and Urban Development (CDHU) to build the housing units.
“Trouble is quite often owners do not have any property deed, or have not had it made it yet, or the property has not been registered. That ends up by causing some slowness in the expropriation process”, explains Silva.
Dersa has promised that all families will be relocated until the end of the interventions and the price of about R$10 million has been disposed for indemnification.
Construction work
The project for the North stretch has been divided into six lots. According to the tenders, Mendes Junior/Isolux Corsan got lot 1; OAS got lots 2 and 3; Acciona, lots 4 and 6; and Construcap/Copasa got lot 5. So, out of the six lots, four have the participation of the Spanish companies Isolux, Acciona and Copasa.
The part of lots 1 to 4 is located mostly in São Paulo’s North Zone. Lot 1 (6.42km) crosses the neighborhoods of Taipas, Jardim Ana Rosa, Jardim Vitoria Regia, Jardim Damasceno and Jardim Parana. Lot 2 (4.88km) crosses Jardim Parana, Jardim Vista Alegre and Jardim Pery.
Lot 3 (3.62km) is located essentially in the environmental protection are of Serra da Cantareira. Lot 4 (9.09km) crosses part of North Zone of the capital city (Jardim Brasil Novo, Jardim Corisco and Vila Ayrosa) and part of Guarulhos (Parque Continental and Jardim dos Cardosos).
Lot 5 (7.88km) is located in Guarulhos, in the neighborhoods of Parque Primavera, Recreio São Jorge, Vila União and Jardim Bananal. And the last one, lot 6 (11.96km plus the access to the Guarulhos Airport) crosses the neighborhoods of Ponte Alta, Jardim São João, Vila Carmela
, Vila Rica and Cidade Soberana, in Guarulhos; and Golf Club, in Aruja.
There will be 115 works of art 22km long and seven double tunnels 12.
26km long. The bigger one in lot 3 will be 1,730m long and will be followed with another one 1,112m long. To complete the construction 2,830,000m3 will be excavated.
Currently, excavation services for the tunnels are taking place by using the NATM (New Austrian Tunneling Method), which uses explosives.
buy xenical online www.pharmalucence.com/wp-content/languages/new/generic/xenical.html no prescription
The whole stretch will be paved with asphalt, except inside the tunnels, which will be paved with concrete. The two directions of the road run in parallel from the beginning to the end of the North stretch.
There will be four rolling lanes in the stretch from the end of Rodoanel West to the intersection with the Fernão Dias highway (including in the five tunnels); from the roundabout with the Fernão Dias highway until the end of the North stretch, in Dutra highway, the number of lanes decreases to three in each direction (including in the two tunnels). Each rolling lane will have a constant 3.6m width. The project sets a rest area with 1m and a central isle with 11m.
Fonte: Revista O Empreiteiro