As vendas de materiais de construção no mercado interno cresceram 3% em 2013 na comparação com o ano anterior, de acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira (21) pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).
Apesar do resultado positivo no acumulado do ano, o desempenho de dezembro de 2013 foi negativo. As vendas registraram queda de 6,1% em relação ao mesmo mês de 2012 e recuo ainda mais expressivo de 16,1% na comparação com novembro.
Resultado ficou abaixo das expectativas do setor
O desempenho anual ficou abaixo da projeção inicial da Abramat, que estimava crescimento de 4% para o setor. A entidade esperava uma recuperação das vendas no último mês do ano, mas o movimento foi inverso.
Segundo a associação, o resultado negativo de dezembro interrompeu uma tendência de elevação observada desde a metade do primeiro semestre de 2013.
Expectativas para o mercado de materiais de construção em 2014
Para 2014, a Abramat projeta crescimento de 4,5% nas vendas de materiais de construção. A estimativa considera:
- Manutenção e ampliação dos estímulos do governo federal ao consumo no varejo;
- Recuperação mais consistente do mercado imobiliário;
- Aceleração das obras de infraestrutura no País.
Leia também: Governo federal inclui cinco novas obras portuárias no PAC.
Desempenho por segmento: materiais básicos e acabamento
Materiais básicos
O faturamento com materiais básicos apresentou crescimento de 1,2% em 2013 na comparação com 2012. Em dezembro, no entanto, houve queda de 8,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Leia também: Tiago Rossi apresenta o crescimento da empresa em ano de pandemia
O nível de emprego nas indústrias de materiais básicos também recuou, com queda de 2% em dezembro de 2013.
Materiais de acabamento
Já o segmento de materiais de acabamento teve desempenho superior no acumulado do ano, com alta de 6,2% nas vendas em 2013. O resultado de dezembro, porém, foi negativo, com retração de 1,1% na comparação anual.
O nível de emprego nesse segmento apresentou crescimento de 3,1% em relação a 2012.
Cenário aponta recuperação gradual da construção civil
Os dados da Abramat indicam que, apesar da volatilidade mensal e do desempenho fraco no encerramento do ano, o setor de materiais de construção manteve trajetória de recuperação gradual, sustentada principalmente pelo mercado imobiliário e pela expectativa de novos investimentos em infraestrutura.


