Volvo complementa linha de máquinas rodoviárias

Compartilhe esse conteúdo

Guilherme Azevedo

A Volvo Construction Equipment, divisão da montadora Volvo para o segmento de máquinas de construção, está ampliando a linha destinada à execução de rodovias. Virão quatro lançamentos ao longo deste ano. O objetivo declarado é oferecer portfólio completo de máquinas para o setor, de modo a ampliar a participação de mercado, de olho nas obras que estão começando e vão começar com os leilões para concessão de estradas, realizados no segundo semestre do ano passado, e os projetados para o futuro próximo.
Afrânio Chueire, presidente da Volvo CE na América Latina

Em 2013, foram concessionados cinco trechos de rodovias, dentro do Programa de Investimento em Logística, anunciado no ano anterior: BR-050 entre Goiás e Minas Gerais; BR-163, em Mato Grosso; BR-163 em Mato Grosso do Sul; lote com trechos das BRs-060/153/262, entre Brasília e Betim (MG); e BR-040, entre Brasília e Minas Gerais. Segundo o plano original, ainda faltam ser leiloados mais quatro trechos de rodovias, mas, em janeiro deste ano, a presidente Dilma Rousseff prometeu a concessão de outros cinco trechos ainda em 2014. Porém, ainda não está clara a forma como certos projetos rodoviários evoluirão no País.

Do lado da Volvo CE, são dois modelos de vibroacabadoras, ABG5820 e ABG2820, que virão da unidade da empresa na Alemanha. E dois compactadores de asfalto: com dois cilindros (modelo DD38, de 4 t) e pneumático (modelo PT220, de 24 t), que serão produzidos na unidade da Volvo em Pederneiras, no interior de São Paulo. A montadora também anuncia a incorporação de série, em toda a linha de motoniveladoras no Brasil, da opção de operar igualmente as máquinas por joystick, componente que pode melhorar a condição de trabalho do operador.

“A Volvo CE se posiciona agora como um dos principais players no segmento rodoviário”, projetou Afrânio Chueire, presidente da Volvo Construction Equipment Latin America, em encontro com a imprensa realizado este mês (fevereiro), em São Paulo. Ele garantiu que esse posicionamento se baseia num plano estruturado, que inclui a contratação e a formação de uma equipe de especialistas em projetos de rodovias, para dar suporte a clientes e distribuidores.

Uma das ações estruturantes do novo plano é o lançamento do Road Institute, na sede da Volvo, em Curitiba (PR). “É o centro de capacitação dos operadores de nossos clientes”, explica Chueire. Ali, numa pista de testes e treinamentos, os futuros operadores das vibroacabadoras e rolos compactadores da Volvo vão conhecer a fundo, na prática, os recursos de cada máquina.

A vibroacabadora ABG5820 será importada da Alemanha

“Nossa vibroacabadora é reconhecida no mercado como aquela que produz o melhor acabamento final de asfalto”, defende. “E nós queremos que essa qualidade seja alcançada pelos nossos clientes, oferecendo a eles um centro para o treinamento”, posiciona o presidente da Volvo CE para a América Latina.

Não relacionada diretamente ao segmento de construção rodoviária, a Volvo está apresentando também uma nova máquina: a escavadeira compacta EW60C. Ela está equipada com motor Volvo D3.4 Tier 3, com 51 HP de potência e isolamento acústico. Entre outras funcionalidades, vem de série com sistema de travamento do eixo; função de marcha lenta automática com a máquina inativa; e modos PowerMax, com potência extra em escavações mais intensivas, e Eco Mode, que pode gerar até 5% de economia de combustível comparado ao modo normal.

Desempenho em 2013

Na avaliação da Volvo CE, o mercado brasileiro de máquinas sofreu mudanças significativas de 2012 para 2013. Segundo Chueire, as principais alterações foram a desvalorização do real em relação ao dólar e o aumento de alíquotas de importação de linhas de máquinas e equipamentos. Num ambiente de crescimento moderado da economia, algumas marcas estrangeiras restringiram participação no mercado brasileiro, reduzindo o frisson pelas máquinas chinesas, e outras grandes montadoras optaram por planos de produzir no Brasil ao menos parte do que traziam de fora. O resultado, segundo o presidente da Volvo CE, é um “mercado mais competitivo, mas ainda interessante”.

Em 2013, a Volvo CE contabilizou, na América Latina, a venda de 3.751 máquinas, 11,6% a menos que em 2012, quando havia comercializado 4.244 máquinas. O Brasil contribuiu com 2.656 unidades do total. Em linhas de máquinas específicas, a Volvo registrou crescimento: a participação na venda de carregadeiras passou de 10,3%, em 2012, para 11,8%, em 2013; e de escavadeiras, de 10,9% para 12,8%, no mesmo período. As vendas de carregadeiras representaram 34% das vendas totais da montadora e as de escavadeiras, 29%.

Fonte: Revista O Empreiteiro


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário