Volvo registra aumento de 55% em vendas no Brasil

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"Tivemos uma expansão bastante vigorosa em 2010, depois de experimentarmos um período mais tímido de vendas em 2009, por causa da crise mundial iniciada em 2008", disse Yoshio Kawakami, presidente da Volvo Construction Equipment Latin América, na coletiva de imprensa realizada este mês em São Paulo (SP), para divulgar a performance da companhia com sede em Curitiba (PR). A expectativa em relação a 2011 é de uma continuidade segura e equilibrada desse crescimento.
No ano passado, o grupo comercializou 4.228 equipamentos de construção, 3.202 dos quais somente no mercado brasileiro. Registrou um aumento de 55% no volume de vendas no Brasil e de 53% nas exportações para os demais países da América Latina.
O executivo informou que o aumento nas vendas ocorreu em virtude de uma série de fatores, notadamente a condição criada nos últimos anos, em razão de uma planejada expansão da oferta dos produtos, promovida no período anterior à crise global. "Tínhamos uma ampla gama de diferentes tipos de máquinas para colocar no mercado, justamente no momento em que a economia dava um salto de qualidade!", disse ele. Outros fatores seriam os seguintes: a consistência da economia brasileira, a inflação sob controle e as ações do governo com o Programa de Aceleração do Crescimento. Indagado sobre a influência das eventuais obras do Trem de Alta Velocidade na produção de máquinas e equipamentos, Kawakami disse considerar esse empreendimento, um equívoco.
O Brasil é potencialmente o maior mercado para vendas de equipamentos de construção Volvo no continente, onde foram adquiridas 3.202 unidades no ano passado, seguido do Chile, que adquiriu 306 unidades, Argentina (154 unidades), Colômbia (147) e México (124).
No encontro, foi divulgado que a companhia começa no País, em sua fábrica de Pederneiras (SP), a produção de três modelos de escavadeiras: as EC140B Prime, EC210B Prime e EC240B Prime, que até então eram montadas a partir de componentes e conjuntos trazidos da fábrica que ela mantém na cidade coreana de Changwon. O anúncio da nacionalização desses modelos, que consumiu US$ 10 milhões em investimentos, foi feito no ano passado por Olof Persson, presidente mundial da corporação.
A Volvo divulgou também o lançamento de uma nova geração de caminhões articulados da série F, nas faixas de 24 t (A25F), até 39 t (A40F) de capacidade de carga.
Fonte: Estadão


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