A Bauma, que comemora 50 anos de realização, bateu o seu próprio recorde de maior exposição de equipamentos do mundo em 2004, quando atingiu 500 mil m² de área, com 2.800 expositores de 48 países, sendo 52% originários de fora da Alemanha, das quais 514 empresas expositoras voltadas para a indústria da mineração.
O número de visitantes chegou a 416 mil pessoas, originárias de 171 países, sendo 120 mil deles do exterior, o equivalente a 30% do total. Liebherr exibe três linhas completas A fábrica alemã é de longe o nome mais falado na Bauma e exibe sua força nas três linhas completas de equipamentos – escavação e terraplenagem; guindastes fixos e móveis; e tecnologia para concreto.
Provavelmente o único fabricante do mercado que utiliza tecnologia própria em escavadeiras hidráulicas, sem recorrer à indústria japonesa, a Liebherr lança o novo modelo R9250 Litronic, de 250 tc de capacidade, sucessor da R994, que somou mais de 260 unidades em serviço desde 1986. Acionada por motor Cummins, turbo diesel, de 1.290 hp, a versão standard possui lança de 9 m, braço de 4 m e caçamba retro ou de despejo pelo fundo de 15 m³ – capacidade essa que é 15% superior, somada a 42% de aumento no torque de giro.
Capazes de carregar um caminhão de 120 tc em quatro e cinco passadas, três unidades da escavadeira estão operando em minas de carvão na Austrália. Este modelo passa a ser fabricado na fábrica de Guaratinguetá (SP), que opera como plataforma de exportação da Liebherr. Outro lançamento é a escavadeira 954C HD Litronic High Rise, de 90 tc, com cabine a 2 m de altura, própria para manuseio de material em portos.
O bulldozer PR 764, na categoria de 52 tc, utiliza um motor de 422 hp para acionar um sistema hidrostático exclusivo dotado de quatro bombas de deslocamento variável e respectivos motores, em circuito fechado individual. Seu centro de gravidade é baixo, o que favorece trabalhos como de ripping.
A carregadeira L550, de sexta geração, substitui a L544 anterior, elevando a carga de tombamento a 11.650 kg, sendo acionada por motor de 177 hp. Opera com peso de 16,5 t e caçamba de 3,2 m³. Os visitantes verão a nova série de carregadeiras L524, L528, L538, e L542 – todas na versão 2plus1, sistema de tração patenteado que proporciona velocidade final de 40 km/h e consumo reduzido. Na linha de guindastes, será apresentado o novo LTM1050-3.1, de 50 tc, lança telescópica de 38 m, alcance de 54 m com jib, sucessor do 1.045, que vendeu 500 unidades. Haverá ainda a première mundial do guindaste móvel de 1.200 t equipado com lança telescópica de 100 m, para todo terreno – LTN 11200-9.1. Na linha de concreto, a usina Compactmix 1.0 produz 60 m³/h e possui um layout inovador que permite a aproximação a 180º dos caminhões betoneiras. Caterpillar enfoca equipamentos para obras urbanas O fabricante está modernizando as escavadeira sobre rodas de 13 t a 22 t com a série D, com cinco modelos.
O primeiro modelo da família K de tratores de esteiras, D6K, equipado com material rodante SystemOne de longa durabilidade e tração hidrostática, estará na Bauma 2007. Outro destaque será o caminhão articulado equipado com ejetor 730, com motor ACERT C11, de 325 hp, servotransmissão de seis velocidades para frente, para até 54 km/h, e controle de tração que transfere mais potência ao solo em qualquer condição.
O ejetor tem ciclo de 12 s para o despejo da carga. 770 e 772 criam novas categorias em caminhões A introdução dos modelos Caterpillar 770 e 772 cria uma nova classe de caminhões para mineração, com capacidade útil de 36 tm e 45,4 tm, e substitui os conhecidos 769 e 771. Os veículos possuem cabine de operador montada no centro, novo sistema Cat Messenger, que mostra numa tela parâmetros de desempenho e diagnóstico, e o sistema opcional TPMS para pesagem da carga e tempo de percurso. Ambos são equipados com motor ACERT, que otimiza consumo e emissões, com 476 HP e 535 HP. Dispõem de caçambas de piso plano ou dupla inclinação, além de três revestimentos diferentes a escolher. O intervalo de serviço do motor é de 500 horas.
Em pavimentação, a Caterpillar exibe a pavimentadora AP655D de alta produção, para largura de 2,5 m, motor C6.6, com tecnologia ACERT, assentos duplos de operador deslocáveis para fora, esteira Mobil-trac ou de aço, manuseio de material com correia independente e controles da rosca alimentadora. O compactador de rolo duplo vibratório CB14 terá a versão XW, dotada de rolos de 900 ou 1.000 mm, e o modelo Full Flush. As carregadeiras com quatro modos operacionais da New Holland 2007 marca o terceiro ano da marca global New Holland Construction e os lançamentos previstos para a Bauma mostram sua contínua evolução.
Os modelos W170B, W190B e W270B incorporam um pacote tecnológico que começa no motor CNH Tier III para as duas primeiras carregadeiras, de 195 hp e 227 hp, e conjunto de resfriamento com radiador montado no centro e motor deslocado para a traseira, reduzindo o contrapeso. A W270B utiliza motor Cummins Tier III de 320 hp. Elas incorporam quatro modos operacionais: Maxi, com máxima potência no motor, hidráulica e tração; Standard, para melhor economia de combustível; Economy, destinado ao trabalho de levantamento e transporte, para máxima economia de consumo; e Auto, que ajusta de forma automática a curva de potência à aplicação variada, sem desperdício. Caçambas de 2,4 a 4,6 m³ E215B é o primeiro modelo da nova série B, Tier III, de escavadeiras New Holland, de 22,5 t, equipada com motor CNH de 160 hp a 2 mil rpm, lança reprojetada que reduziu o peso próprio em 1 t, sistema hidráulico com mais 15,8% de desempenho, monitor do operador que comanda quatro modos operacionais e registra falhas detectadas pelo autodiagnóstico, e outras melhorias, como a bomba para combustível que desliga quando o tanque enche. Outro lançamento é a E235B SR, de raio de giro curto, 25 t, motor de 160 hp, equipada com dispositivos que reduzem o nível de ruído e poeira. D150B é um dozer de 16 t, hidrostático, que integra a linha da marca que abrange dez modelos de 75 a 350 hp. Dispondo de 140 hp, o conjunto hidrostático possui um arranjo mais simples do que a transmissão mecânica e oferece menor consumo de combustível, precisão e suavidade nas manobras, podendo girar em torno do próprio eixo e manter uma velocidade pré-fixada em trabalhos de nivelamento.
A New Holland exibe a skid steer L175, com 900 kg de capacidade, motor turbo de 56 hp, articulação superboom que coloca a caçamba a 3 m de altura e alcance de 74 cm para despejo, peso operacional de 2.826 kg; e a miniescavadeiras E18SR, com giro dentro da largura das esteiras, duas bombas para atender às funções produtivas e uma terceira para giro e lâmina, profundidade de escavação de 2 m e força de levantamento de 3,34 kNm. A linha de manipuladores telescópicos soma quatro modelos e oito versões, com alcance de 13 m, 14 m e 17 m, equipados com mecanismo patenteado que autonivela os implementos, direção nas quatro rodas e visibilidade de 360º . Terex consolida linhas de terraplenagem, pavimentação e guindastes As carregadeiras de rodas Terex incorporam novos desenvolvimentos tecnológicos, como a TL210, acionada por motor Cummins de 162 hp, montado na transversal, tração hidrostática, estrutura dos braços em cinematica paralela(TSP), despejo da caçamba de 2 m3 a 2,9 m;
Os modelos 420 e 450 operam com caçambas de 4,2 aou 4,5 m3, motor Cummins de 290 e 310 hp, função standard de retorno automático à escavação e sistema amortecedor das oscilações da caçamba. Depois de estabelecer a Terex Roadbuilding no Brasil e nos EUA, esta divisão chega à Europa e ficará sediada em Opglabbeek, na Bélgica. Bauma vai exibir duas pavimentadoras fabricadas lá – a SF2003B, de grande flexibilidade; e a SF HVW2204B, de forma deslizante, que executa larguras variáveis sem precisar de desmontagem da máquina.
Esta divisão incorpora valiosas tecnologias detidas pelas marcas CMI, Cedarapids, Bid-Well, Johnson Ross e Drion. Terex apresentará 13 modelos deguindastes telescopicos, de torre, sobre esteiras e empilhadeiras de conteineres. A nova Demag AC100/4 é o guindaste de maior capacidade na categoria de 4 eixos, trafegando com uma largura de apenas 2,55 m. O Bendini RC60 de 60 t opera em qualquer terreno, com sua lança de cinco segmentos telescópicos que mede 40 m. A Terex PPM TC40L é produzido na França, sobre 3 eixos, motor de 240 hp para velocidade de até 90 km/h, lança de 37,5 m mais jib dão o alcance de 47 m. A fábrica chinesa de Terex Changjiang traz o mais novo produto do grupo mundial, LT1050, sobre 4 eixos, 60 t de capacidade, raiio de giro de apenas 12 m.
O grupo Terex Cranes embarcou 3300 guindases ao longo de 2005 e apresetou 20 desenvolvimentos tecnicos novos nos últimos 4 anos. Com receita de US$1,3 bilhão, ocupa a 1ª ou 2ª posições nos principais mercados. As inovações da Grove e Potain A conhecida marca de guindastes móveis vai exibir o modelo mais rece3nte para todo terreno, de 5 eixos, GMK-5095, equipado com a nova cabina ergonométrica lançada no anopassado. Com capacidade máxima de 100 t e lança principal de 60 m e 7 seções—de projeto patenteado Megaform e sistema de pinos Twin-Lock—seu alcance chega a 83 m utilizando uma ponteira hidráulica. Contra-peso de 27t, direção em todas as rodas e sistema de controle eletronico ECO.
Outro modelo novo que participa da Bauma é o GMK4100L, com lança de 60 m que se estende em menos de 9 minutos, atingindo 83 m com jib. Incorpora o pacote tecnológico do GMK-5095. A série RT da Grove apeseentará o novo RT540CE, fabricado na planta da Manitowoc na Italia, dotado de lança de 31 m e alcance de 47 m com jib, carga maxima de 40 tc. Fabricado na Alemanha, o guindasteGTK1100 está em fase final de testes para lançamento, equipado com lança telescópica e mastro também telescopico de 81 m, capacidade de 77 tc.
A marca Potain lança dois guindastes de torre auto-montáveis –Igo T70 e Igo MC13—que se destacam por ocupar pouco espaço no solo, capacidade de carga e de alcance, e facilidade de transporte.Igo T70 possui mastro telescópico que pode alterar sua altura de trabalho entre 20m e 32 m, carga maxima de 4 t e 1,3 t na distancia maxima de 40 m . Igo MC13 por sua vez é dotado de um eixo rodante, podendo ser rebocado a 25 km/h com contrapeso maximo, sem exceder o limite de 12 t por eixo. Monta-se em meneos de 30 minutos, carga maxima de 1,8 t, alcance de 22 m quando ainda levanta 0,6 t. JCB amplia oferta para escavadeiras, skids e compactadores A marca inglesa lança na Alemanha 11 escavadeiras JS Auto sobre esteiras e quatro sobre rodas, de 14 a 26 tc, com melhorias de até mais 25% de potência, mais 27% de torque e redução de 12% no consumo, melhoria de 5 dBA no ruído do motor Isusu, que atende ao Tier III, modificações na já falada cabine Auto, e rastreamento por satélite para prevenir furtos. Um sistema eletrônico de controle no motor dá respostas instantâneas diante das solicitações de trabalho.
Verificações diárias de rotina são feitas no solo. As carregadeiras skid steer Robot, reconhecidas por usar um único braço na caçamba, ganham uma nova série com cinco modelos sobre rodas, de 600 a 1.100 kg, e três versões de esteiras, de 820 a 1.020 kg de capacidade. Sistema gerenciador combina a potência do motor sob demanda com a hidráulica, facilitando o trabalho de operadores pouco experientes.
A compactação é uma novidade na JCB, com a aquisição da Vibromax, que lança modelos equipados com tanques de diesel e água maiores, para dobrar sua autonomia. São cinco versões com largura de tambor de 80 a 100 cm, inclusive para operar rente a muros. Atlas Copco exibe carreta posicionada por GPS A carreta foi até batizada de SmartRig ROC D7C, tal o nível de automação, com sistema de navegação por GPS que permite executar uma malha de furos projetada, mesmo que furos não sejam marcados em campo. Controla ainda o ângulo e profundidade do furo, com parada automática quando é atingida. Para subsolo, o jumbo Rocket Boomer XE3 é o primeiro jumbo com console de lança que pode ser erguido, permitindo a cobertura de uma seção de 206 m² numa única posição.
As lanças BUT 45 dão ótima estabilidade e precisão, conjugadas com perfuratrizes COP de alta performance e sistema de manuseio de hastes. Seguindo-se aos chumbadores de alta tecnologia Swellex e MAIautoperfurantes, a empresa introduz um novo conceito no qual o chumbador mantém uma elevada carga contínua durante a deformação da rocha. Hyundai entra no grupo das grandes De 2003 a 2005, a fabricante coreana expandiu seu volume de negócios na Europa em cerca de 25% ao ano – e entregou mais de 2.700 máquinas de construção e 1.500 empilhadeiras em 2006, um salto de 40%.
Com seu crescimento ainda em outros mercados, a Hyundai afirma que ingressou no grupo das grandes marcas. Seguindo-se ao lançamento da escavadeira R500LC-7A, de 50 tc, na Intermat 2006, em Paris, na França, estréia na Bauma uma escavadeira de 81,5 t, com motor Cummins QSX 15, de 343 kW, caçamba de 3,4 m³, comandado pelo sistema CAPO que utiliza microprocessador para adequar a potência do sistema hidráulico ao serviço executado, com botão Power Boost no joystick para acréscimo instantâneo de 10% na força de rompimento.
A linha de carregadeiras é ampliada com a chegada da HL780-7A na classe de 6m³, com mudança frente-ré por um botão, enquanto outro botão ativa a função kick-down, para maior potência no transporte. Existe um novo modo operacional automático chamado light, que reduz troca de marchas em 20%. Na outra ponta da linha, está a escavadeira compacta R-35Z-7 de 3,5 t, com giro dentro da largura das esteiras, própria para espaços confinados, que escava até 3 m de profundidade. Plataformas aéreas dão segurança Para serviços de manutenção em plantas industriais ou no reparo de caminhões de alta tonelagem, as plataformas aéreas dão rapidez e segurança no lugar do escoramento tubular. A Haulotte francesa é líder de mercado e em inovações – a plataforma H43 TPX alcança 43 m de altura e as montadas sobre caminhão podem ser deslocadas a grandes distâncias. A H43 TPX tem tração e direção 4 x 4, controles simultâneos, eixos oscilantes e extensíveis, e opera em qualquer terreno.
Uma máquina polivalente é uma nova proposta da fábrica francesa, para empreiteiras com trabalhos que mudam toda hora. A Multijob MJX é uma carregadeira com lança telescópica, tração e direção 4 x 4, equipada com retro biarticulado que atende num raio ininterrupto de 7 m. As ambições da Doosan no mercado mundial Tendo migrado para a marca única Doosan, após absorção da Daewoo, o grupo coreano chega ao mercado com tradição de mais de 110 anos, com atividade em bens de capital, produtos de consumo e serviços.
A première mundial de diversos novos modelos está programada para a Bauma – as escavadeiras hidráulicas médias DX180LC, de 17,7 t, DX225LC, de 21 t, e DX255LC, de 24,6 t, com motor de fabricação própria, turbo, tipo common rail, de 118, 148 e 173 hp. O sistema e-EPOS processa dados do motor e dos sistemas hidráulicos para otimizar o gerenciamento das bombas. São dois modos operacionais – para escavação e para valetamento – e marcha lenta automática que entra nos momentos ociosos. Completam esta linha quatro modelos sobre rodas, voltados ao mercado europeu. Seguindo-se à introdução dos modelos de maior porte no mercado, a Doosan começa a renovar sua linha de carregadeiras médias, ao exibir a DL250 com motor de 165 hp, turbo, common rail, de 165 hp, com ganho de 9% no torque, monitorado por sistema eletrônico que faz diagnóstico e possui dois modos operacionais – standard e economy, para trabalhos leves com menor consumo.
As marchas podem ser comandadas de forma manual ou automática, com kick-down. Troca de óleo de motor a cada 500 h e fluído hidráulico a 2 mil horas. Volvo CE introduz séries avançadas O modelo topo de linha das carregadeiras – a L350F, com lançamento previsto para a primeira metade de 2007 – promete melhoria expressiva de produtividade somada à economia substancial no consumo de combustível, graças a um novo motor Tier 3/Estágio III de 540 hp, a 1.700 rpm, hidráulica mais potente, nova transmissão com lock-up e eixos. Peso operacional de 50 t a 54 t, caçambas de 6,2 a 12,7 m³.
Na Bauma, a Volvo lança a serie F dos modelos L60, L70 e L90 de carregadeiras de médio porte, com novos motores, transmissões e cabines. O destaque vai para a nova transmissão elétricohidráulica HTE, totalmente automática, com quatro marchas para frente e para trás, cabendo ao operador apenas escolher o sentido do deslocamento. O motor V-ACT, dotado de tecnologia avançada de combustão, trabalha a baixa rotação, 1.700 rpm, atende às normas Tier III, consome menos, gera de 6% a 13% mais potência e torque – nos três modelos, produz, respectivos, 158 hp, 171 hp e 175 hp. Sistemas de direção opcionais operam por meio de alavancas ou joystick único. Renovando sua linha de escavadeiras, a nova série C começa com os modelos EC160, EC180 e EC210, equipados com motor V-ACT, hidráulica avançada com prioridade para lança, braço ou giro, selecionada pelo operador, cabine com mais espaço e isolada contra ruído e vibrações, pontos centralizados de lubrificação e verificação de rotina por meio de autodiagnóstico. Potência, respectiva, de 118 hp, 118 hp e 150 hp e peso operacional de 16,7 t, 18 t e 21,7 t.
A empresa lançará ainda o sistema CareTrack de monitoramento remoto de equipamentos. Sandvik mantém mistério A fabricante sueca promete lançamentos sem dar detalhes – uma carreta de perfuração revolucionária, que vai funcionar como um centro de informação para otimizar o processo de desmonte; um conceito de treinamento avançado que vai mudar a reciclagem do operador via um simulador de perfuração; um novo jumbo da série “i”, lançada na Intermat 2006, com interface amigável ao operador, alta potência e precisão, para abertura de galerias e túneis. Na linha de britagem, a Sandvik lança o conjunto móvel CM4800i com uma peneira suspensa em circuito fechado, que usa telas modulares. A unidade pode operar sozinha na britagem secundária, equipada com o britador CM1208i e um controle inteligente que pode otimizar todo o circuito. A empresa exibe ainda um chute telescópico que encapsula a poeira gerada na última etapa, quando o minério sai da correia transportadora para a pilha de estocagem.
A pioneira Wirtgen investe em tecnologia A nova geração das fresadoras na classe de 1 m estará na Bauma, em quatro modelos – W100, W100F, W120F e W130F, com o sistema Flexible Cutter opcional, que permite a troca do tambor de fresagem para diferentes larguras, variando de 30 cm a 1 m. Vinte por cento das funções da maquina foram automatizadas. O sistema Level Pro opcional pode controlar todo o processo, é removível e pode ser instalado como retrofit. A marca Hamm mostrará o HCQ Asphalt Navigator, sistema navegador que pode processar os dados de compactação de vários rolos trabalhando juntos, exibindo os dados em tempo real via WLAN, abrangendo número de passadas, temperatura do asfalto, tipo de compactação (vibratório, oscilante ou estático), inclusive freqüência e amplitude de vibração, tipo de asfalto e rigidez do pavimento (que, até agora, era o único fator medido). Em compactadores, a empresa exibirá a linha compacta que soma dez modelos, de 1,5 a 4,2 t, com capô rebaixado para melhor visibilidade e junta articulada de direção em três pontos.
A Vögele apresentará a série compacta de pavimentadoras, com a Super 1100-2 e Super 1300-2, com comprimento de 5 m que facilita as manobras, silo para 10 tc de massa, lançamento de até 350 t/h, e sistema ErgoPlus que pode assumir a seqüência de operações, memorizando as especificações técnicas. Trator D51 Komatsu fará demo com operador brasileiro Este dozer é fabricado no Brasil, inclusive seu motor, que atende às normas Tier III, de 130 hp. O layout adota um nariz rebaixado que dá visão total da parte superior da lâmina ao operador, com radiador na traseira – e sua demonstração ao vivo será conduzido por um operador brasileiro. Pesando 13 t, é acionado por tração hidrostática de nova geração, que permite curvas fechadas sob carga total. A cabine do operador é avançada próxima ao centro de gravidade, onde há menos solavancos, nível de ruído de 76 dB, e sistema Topcon opcional de controle eletrônico para trabalhos de nivelamento.
A marca exibe novas carregadeiras de rodas – a WA430-6, de 19 tc, 235 hp, hidráulica com sensor de carga, caçamba de 3,3 a 5,5 m³; WA470-6, de 23 tc, 272 hp, caçamba de 4 a 5,5 m³; e WA480-6, de 25 tc, 300 hp, caçamba de 4,5 a 6 m³. As duas últimas possuem sistema eletrônico de suspensão que dá mais conforto e reduz o derramamento da carga. Dynapac busca otimizar a compactação asfáltica Um novo programa – DCA-A, sigla em inglês de analisador de compactação para asfalto, estará disponível para os rolos tandem articulados CC424, CC524 e CC624, podendo ser instalado como retrofit em equipamentos anteriores.
O laptop reforçado instalado na cabine monitora o número de passadas e a temperatura do asfalto, com referência GPS, levando o operador para áreas onde a temperatura está caindo e evitando as que estão quentes demais. Um trio de compactadores tandem de alta freqüência, de 10 e 13 t, vai estrear na Bauma. CC242HF, CC524HF e CC624HF, com chassis articulado e sistema de vibração com duas bombas (que substitui a válvula) . Michelin expande produção de pneus fora-de-estrada Com a inauguração da nova fábrica no Rio de Janeiro, em novembro próximo, e a expansão da fábrica nos EUA, a Michelin espera contribuir de forma decisiva para regularizar o fornecimento de pneus de grande porte. Em Munique, a empresa lança os pneus XDR para a próxima geração de caminhões rígidos de mineração, na medida 50/80 R57, com sulcos mais profundos para maior resistência a cortes. Há ainda um composto de borracha mais apropriado para maior velocidade.
Dispositivos autotrepantes para fôrmas A Peri exibe os dispositivos móveis RCS, autotrepantes, para fôrmas, que tornam seu uso possível para obras de alturas menores e sem guindaste. O cilindro hidráulico pesa 25 kg, podem ser removido manualmente e possui 5 t de capacidade de levantamento. Promove procura distribuidores no Brasil A empresa Promove, da Itália, produz martelos hidráulicos e pulverizadores desde 1989, numa gama de 90 kg a 4.500 kg para os primeiros, adaptáveis a escavadeiras de até 70 t.
São dotados de regulagem de energia de impacto e freqüência, amortecedores de choque para reduzir vibração e ruído, e lubrificação automática. Os pulverizadores hidráulicos vão de 380 a 2.900 kg, atendendo aos veículos de até 50 t, giro de 360º e garras intercambiáveis para demolição secundária e corte de aço. Bombas de concreto comandadas por controle remoto Com modelos equipados com lanças que alcançam de 20 m a 62 m, a Putzmeister mostrará inovações, como a lança com tubulação contínua de 125 mm, suporte num único lado limitado a 180º, controle remoto por rádio que pode limitar a pressão de bombeamento, e soluções para limpar a tubulação após concluída a concretagem.
Fonte: Estadão