Verállia, Libbs e BYD: Convergências que impactam projetos em indústrias distintas

Verállia, Libbs e BYD: Convergências que impactam projetos em indústrias distintas

Compartilhe esse conteúdo

Com mais de 50 anos de atuação em engenharia industrial, a Minerbo-Fuchs tem acompanhado de forma ativa e estratégica as transformações estruturais de setores como o vidreiro, farmacêutico e automotivo. A experiência acumulada em centenas de plantas industriais, desde projetos greenfield até complexos retrofits, evidencia uma mudança sistêmica: a união da sustentabilidade, digitalização e inovação tecnológica como eixo central do desempenho e competitividade industrial.

Verállia, Libbs e BYD são exemplos recentes de projetos que expressam essa realidade, tanto na elaboração de engenharia (básica à detalhada), quanto no gerenciamento, fiscalização e execução de obras industriais. Embora pertençam a segmentos distintos, essas indústrias compartilham desafios e diretrizes semelhantes, especialmente no que se refere à eficiência energética, digitalização de processos e mitigação de impactos ambientais, fatores que impactam diretamente os parâmetros de projeto, construção e operação de suas instalações, que juntas totalizam mais de 1 milhão de m² projetados e gerenciados pela Minerbo-Fuchs.

Redução de CO2 é um dos principais fatores que impulsionam essa transformação industrial com a incorporação de sistemas de cogeração térmica, recuperação de calor residual e automação de controle térmico. Na indústria do vidro, por exemplo, a modernização de fornos contínuos com tecnologias mais modernas, proporciona uma redução significativa na emissão de CO2.

No setor farmacêutico, os projetos de áreas limpas envolvem sistemas HVAC com controle de pressão diferencial e filtragem de alta eficiência, otimizando consumo e desempenho. Já as montadoras de veículos elétricos operam unidades fabris integradas a fontes renováveis (como solar e eólica), associadas a sistemas BMS (Building Management System) que garantem máxima eficiência predial.

No campo da automação industrial, a aplicação de tecnologias da Indústria 4.0, como sensores inteligentes, machine learning, gêmeos digitais e manutenção preditiva, oferece ganhos expressivos em rastreabilidade, produtividade e controle de qualidade.

A gestão de resíduos, a qualificação técnica da cadeia de suprimentos e a rastreabilidade ambiental tornaram-se parâmetros críticos em projetos industriais. A crescente exigência por fornecedores com certificações ambientais, uso de materiais com Declaração Ambiental de Produto (EPD), controle de emissões na execução de obras e implementação de canteiros com sistemas de gestão sustentável refletem o alinhamento do setor às diretrizes ESG e às normas de desempenho ambiental.

Atuar como integradora de soluções completas, dominando normativas setoriais, práticas ESG e tecnologias emergentes, traduz a capacidade da Minerbo-Fuchs de transformar requisitos operacionais complexos em infraestrutura inteligente.


Compartilhe esse conteúdo