Dubai passa a ser o 7° em movimentação do mundo, com 15% a mais de usuários em 2013
A Airports Council International (ACI) divulgou a sua pesquisa feita em 1.105 aeroportos ao redor do mundo sobre o volume de passageiros, que aponta o de Atlanta, Estados Unidos, em 1o, cuja movimentação caiu 1,1%; Pequim (+2,2%) continua reduzindo a diferença; Heathrow, em Londres (+3,3%), em 3o; Haneda, Tóquio, +3,2%, 4o; O’Hare, Chicago, +0,2%, 5o; e Los Angeles, +4,7%, em 6o.
Os aeroportos que tiveram crescimento de dois dígitos foram Dubai, +15%, agora em 7o; Istambul, +13,6%, em 18o; e Malásia, +19,1%, em 20o.
Hong Kong continua sendo o líder em movimento de cargas em 2013, +2,3%; seguido por Memphis, Estados Unidos, +3%; Xangai, -0,3%; Incheon, Coreia do Sul, +0,3%; Dubai, +6,8%, em 5o; e Anchorage, Alasca, -1,7%, em 6o.
Embora a economia global se ressinta de diferentes estágios de recuperação nos países industrializados e o desequilíbrio fiscal nos Estados Unidos, com reflexos nos países emergentes, o tráfego de passageiros nestes países cresceu de forma vigorosa em 2013. O Oriente Médio e a Ásia-Pacífico expandiram em 9,2% e 7,4% respectivamente, contra 2,9% e 1,1% de crescimento na Europa e América do Norte. A média global ficou em 4% de expansão – mesmo tendo o número de viagens das aeronaves estagnado, se comparado a 2012.
A carga aérea global avançou apenas 0,7%, ficando no mesmo nível, na prática, pelo terceiro ano consecutivo. A única região que melhorou foi o Oriente Médio, com +5,1%. O destaque vai para Dubai, que galgou diversas posições no ranking dos aeroportos mais movimentados em 2013 e deve repetir isso este ano — sinalizando que o centro de gravidade da aviação mundial está se deslocando para leste, com forte contribuição da Turquia, China e Sudeste da Ásia.
VARIAÇÃO DO MOVIMENTO NOS AEROPORTOS
Pesquisa | 2013/2012 |
Total de passageiros | +4% |
Total de carga (incluindo correio) | +0,7% |
Total de movimento de aeronaves | +0,1% |
TRÁFEGO TOTAL DE PASSAGEIROS – 2013
POSIÇÃO | CIDADE / PAÍS | PASSAGEIROS | |
(Embarque e desembarque) | Variação % 2013/2012 | ||
1 | Atlanta (EUA) | 94.431.224 | -1,1 |
2 | Pequim (China) | 83.712.355 | 2,2 |
3 | Londres (Inglaterra) | 72.368.061 | 3,3 |
4 | Tóquio (Japão) | 68.906.509 | 3,2 |
5 | Chicago (EUA) | 66.777.161 | 0,2 |
6 | Los Angeles (EUA) | 66.667.619 | 4,7 |
7 | Dubai (Emirados Árabes) | 66.431.533 | 15,2 |
8 | Paris (França) | 62.052.917 | 0,7 |
9 | Dallas/Fort Worth (EUA) | 60.470.507 | 3,2 |
10 | Jacarta (Indonésia) | 60.137.347 | 4,1 |
TRÁFEGO TOTAL DE CARGAS – 2013
POSIÇÃO | AEROPORTO | CARGA (Em t métrica) | |
Carga e descarga | Variação % 2013/2012 | ||
1 | Hong Kong (China) | 4.161.718 | 2,3 |
2 | Memphis (EUA) | 4.137.801 | 3,0 |
3 | Xangai (EUA) | 2.928.527 | -0,3 |
4 | Incheon (Coreia do Sul) | 2.464.384 | 0,3 |
5 | Dubai (Emirados Árabes) | 2.435.567 | 6,8 |
6 | Anchorage (EUA) | 2.421.145 | -1,7 |
7 | Louisville (EUA) | 2.216.079 | 2,2 |
8 | Frankfurt (Alemanha) | 2.094.453 | 1,4 |
9 | Paris (França) | 2.069.200 | -3,8 |
10 | Tóquio (Japão) | 2.019.844 | 0,7 |
MOVIMENTO TOTAL DE AERONAVES – 2013
POSIÇÃO | AEROPORTO | MOVIMENTO | |
Pousos e decolagens | Variação % 2013/2012 | ||
1 | Atlanta (EUA) | 911.074 | -2,1 |
2 | Chicago (EUA) | 883.287 | 0,6 |
3 | Dallas/Fort Worth (EUA) | 678.059 | 4,3 |
4 | Los Angeles (EUA) | 614.917 | 1,6 |
5 | Denver (EUA) | 582.653 | -4,9 |
6 | Pequim (China) | 567.759 | 1,9 |
7 | Charlotte (EUA) | 557.948 | 1,1 |
8 | Las Vegas (EUA) | 520.992 | -1,3 |
9 | Houston (EUA) | 496.908 | -1,2 |
10 | Paris (França) | 478.306 | -3,9 |
Aeroporto de Atlanta movimenta US$ 32,5 bilhões
O aeroporto cujo nome é Hartsfield-Jackson fica em Atlanta, capital da Geórgia, Estados Unidos, tem como operador o Departamento de Aviação Municipal. Distante 16 km do centro, possui uma área de 1.902 ha e cinco pistas, variando de 2,7 km a 3,6 km. Seu terminal ocupa 52,6 ha, com setores doméstico e internacional, compostos de sete salas — T, A, B, C, D, E e F, onde há 167 portões para voos internos e 40 para o exterior.
Um trem automatizado subterrâneo liga todas as alas com os terminais, operando 11 composições de quatro carros a intervalos de dois minutos, num circuito fechado de 4,8 km, transportando em média 200 mil passageiros/dia.
O traslado terrestre nos terminais doméstico e internacional oferece ônibus e vans porta a porta, do aeroporto à área metropolitana de Atlanta, a cada 15 minutos, e Estados vizinhos, saindo a cada 30 minutos, além de táxis e limusines. Treze locadoras de carros estão localizadas no Rental Car Center, ligado por um skytrain gratuito do aeroporto. Existem ainda os trens da agência metropolitana Marta para o centro de Atlanta e vizinhanças.
O aeroporto é o maior empregador do Estado, com 58 mil trabalhadores de linhas aéreas, transporte terrestre, concessionários de serviços, segurança, governo federal, serviços municipais e operação do aeroporto. Segundo estudos econômicos, o aeroporto movimenta US$ 32,5 bilhões anuais para a economia de Atlanta.
Desde 2005, HJ é o aeroporto mais movimentado do mundo, atendendo 150 destinos internos e 75 no exterior em 50 países. Há uma média de 250 mil passageiros/dia, 2.500 pousos ou partidas diárias. Atlanta está a duas horas de voo de 80% das cidades norte-americanas. Uma curiosidade: possui a maior torre de controle do país, com 121 m.
Fonte: GTA