Mato Grosso: plano é diversificar a vocação de agronegócios e atrais mais empreendimentos

Compartilhe esse conteúdo

Consolidado como um dos maiores produtores de grãos do mundo, Estado projeta agora aumentar o nível de verticalização da produção industrial

O Governo do Estado do Mato Grosso pretende incentivar uma nova fase de industrialização em seu vasto território, de quase 1 milhão de km². A ideia é fomentar o crescimento de empresas já instaladas no Estado e atrair novos empreendimentos em setores estratégicos. Na alça de mira do governo estão empresas do segmento de máquinas, do setor têxtil e das áreas de aquicultura e turismo.

A incumbência de levar essa missão adiante está a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), cujo titular é Seneri Paludo. “Mato Grosso é um dos maiores consumidores de máquinas e implementos agrícolas”, ressalta Paludo. Mas, segundo o secretário, o foco não são apenas as grandes empresas. “Queremos atrair também pequenas e médias indústrias”, diz.

online pharmacy buy mobic with best prices today in the USA
buy flagyl online https://www.gcbhllc.org/scripts/js/flagyl.html no prescription

Entre os que mais produzem grãos no mundo, sobretudo soja, o Estado já tem um parque fabril importante na área de agronegócios. Atraídas pela grande oferta de matéria-prima, agroindústrias de diversos setores já estão instaladas em solo mato-grossense.

Mas, de acordo com o secretário, outras atividades poderão ganhar escala na verticalização, como é o caso do setor têxtil. “Desde a fiação, passando pela tecelagem, e chegando até a indústria de confecções”, explica. Paludo lembra que o Estado é o maior produtor de algodão do País.

online pharmacy buy tenormin with best prices today in the USA

“Portanto, a matéria-prima está aqui”, enfatiza.

Secretário Seneri Paludo: “Queremos atrair pequenas e médias indústrias”

O titular da Sedec lembra também que Mato Grosso ainda é hoje o maior produtor de peixe de água doce, com 75 mil t/ano, o que corresponde a 13% da produção nacional. “Há uma grande oportunidade de mercado para que o beneficiamento e a industrialização ocorram dentro do Estado, assim como para a atração de indústrias de insumos dessa cadeia, agregando valor à matéria-prima”, prevê o secretário.

Revisão

O governo do Mato Grosso, no entanto, está revendo seu principal programa de incentivos ao investimento no Estado. “Estamos realizando a checagem de cada um dos processos do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Prodeic)”, avisa o secretário.

Segundo Paludo, o objetivo é corrigir distorções e criar parâmetros para que o governo possa cobrar o cumprimento de regras que estarão preestabelecidas, como retorno econômico e geração de empregos. O governo calcula recuperar para os cofres públicos cerca de R$ 300 milhões ao ano de algumas empresas que usufruem de incentivos do Prodeic mas poderão ser desenquadradas ou ter suas alíquotas revistas.

Mosaic investe para dobrar para 700 mil t/ano a capacidade de mistura, e para 100 mil t/ano a de armazenamento na sua unidade de Sorriso, com apoio de R$ 30,87 milhões do BNDES

Após essa providência, o governo mato-grossense vai publicar uma nova Instrução Normativa sobre o assunto, “para preencher algumas lacunas na lei e para orientar a operacionalização do programa”. Segundo o secretário, a intenção é propor uma nova lei de incentivos fiscais para o Mato Grosso.

“Estudamos legislações de outros Estados para elaborar uma proposta mais simples e mais agressiva”, afirma Paludo.
online pharmacy https://www.childhealthonline.org/scripts/js/nolvadex.html no prescription drugstore

Segundo ele, no próximo semestre, a proposta será apresentada à Assembleia Legislativa do Estado.

Além do novo marco regulatório sobre incentivos fiscais, Paludo diz que o governo também trabalha com outras ações para atrair empreendimentos.

buy wellbutrin online https://www.gcbhllc.org/scripts/js/wellbutrin.html no prescription

“Uma delas é o Investe MT, que prevê road shows em outras regiões e países para mostrar aos investidores as potencialidades do Estado”, diz. Outro programa é o Desenvolve MT, segundo Paludo, para fomentar setores estratégicos e criar um ambiente de negócios favorável no Estado.
online pharmacy https://www.childhealthonline.org/scripts/js/propecia.html no prescription drugstore

Fonte: Revista O Empreiteiro


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário