O Fundo da Marinha Mercante (FMM) vai financiar parte da construção do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP), no estado da Bahia. O contrato, assinado este mês com o Banco do Brasil (BB) e com a Caixa Econômica Federal (CEF) – agentes financeiros do Fundo – prevê o repasse de recursos na ordem de R$ 1 bilhão.
“Esse é um investimento aguardado pela Bahia e que deve gerar cinco mil empregos quando estiver em operação”, garantiu o ministro dos Transportes, César Borges. O FMM é administrado pelo Ministério dos Transportes, por intermédio do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante.
Localizado no município de Maragogipe, na foz do Rio Paraguaçu, o estaleiro vai custar aproximadamente R$ 2,6 bilhões e deverá ser concluído em dezembro de 2014. O EEP, que tem como sócios a Kawasaki (30%), Odebrecht (35%), UTC Participações (17,5%) e OAS (17,5%), assinou contrato com a empresa Sete Brasil para a construção de seis navios-sonda para exploração de petróleo na camada pré-sal. A primeira está prevista para ser entregue em julho de 2016; e a última, em dezembro de 2019.
Uma vez construídas as sondas, o estaleiro, que terá capacidade para processar 36 mil toneladas de aço por ano, poderá produzir também navios de alto valor agregado como os FPSOs (unidades que produzem, armazenam e transferem petróleo em alto mar) e PLSVs (unidades que lançam dutos flexíveis em alto mar para conectar as plataformas a sistemas de produção de petróleo).
Fonte: Ministério dos Transportes
Fonte: Padrão