A Bomag Marina Latin America aproveitou a M&T Expo 2018, em São Paulo (SP), para expor a sua nova usina de asfalto, a Carbon T-Box 160. O equipamento é configurado em três módulos, tipo contêiner.
Segundo a marca, trata-se da única usina de alta produção do mercado com esta configuração. De acordo com Walter Rauen, presidente da Bomag Marini Latin America, o equipamento vem atender uma demanda de clientes preocupados em minimizar custos de transporte.
“O Carbon T-Box 160 é oposto de uma usina de asfalto móvel, que representa custos ao cliente com material rodantes”, diz Walter.
Segundo o executivo, às vezes a empresa mantinha o equipamento parado por um ano, e na hora que precisava colocar para operar em alguma obra, antes, tinha custo não previsto de manutenção com os componentes relacionados à mobilidade, como rodas e eixos.
O executivo explica que a nova usina de asfalto acompanha um padrão de agilidade para transporte e de iniciação das operações, com o sistema de controle e automação Plug & Play, que promove a rápida intercomunicação entre os módulos para o ciclo de trabalho.
A empresa tem tido altas taxas de exportação de máquinas produzidas no Brasil: entre 60% e 70%. Walter vê potencial no mercado brasileiro de máquinas de fresagem e reciclagem de asfalto, mas vai depender de regulamentações.
O executivo ressalta que hoje licitações de obras em vias rodoviárias pelo menor preço não contribuem para adoção de fresagem e reciclagem de asfalto, mas projetos adequados a esta demanda devem crescer.
A Bomag Marini levou ainda para a M&T Expo desse ano a vibroacabadora VDA 400 MAX e equipamentos de compactação. (Augusto Diniz)