Focada em oferecer soluções tecnológicas para os setores de construção, transporte logístico e agricultura, a Trimble apresentou sistemas de projeto, levantamento e controle de execução na 11ª edição da M&T Expo – Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração, realizada no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.
Os destaques exibidos pela Trimble na feira são o software Trimble Business Center, utilizado para projeto, modelagem 3D e acompanhamento de obra, e o software de campo Trimble Siteworks, para controladores conectados, receptores GNSS e estações totais. A marca divulga ainda as plataformas Earthworks, voltada à terraplanagem, Roadworks, para pavimentação, e Groundworks, para a perfuração e cravação de estacas.
Além destes, ocupando um stand equipado com um miniauditório, onde expõe seus produtos de software e hardware, a empresa também apresentou outras plataformas de destaques como a SiteVision, de realidade aumentada para acompanhamento de obras, Stratus, que obtém volumes geométricos a partir de levantamentos feitos com drones, WorksManager, que auxilia no gerenciamento de projetos, e WorksOS, baseada em nuvem que emite relatórios em tempo real.
Para o gerente de Desempenho de canal da Trimble e gerente de Marketing da América Latina, Franco Brazilio Ramos, a grande inovação é a conectividade que esses sistemas podem oferecer, comunicando a máquina com o centro de comunicações de tudo que está sendo feito na obra.
“Esses sistemas estão sendo lançados no Brasil agora, mas já foram apresentados no exteriro. A distância do campo e o escritório central de uma construtora ou fiscalizadora a um canteiro de obras gera perda de tempo e de informação. Ao ter o campo e o escritório conectados pela nuvem, isso traz uma eficiência enorme, mas não só isso, proporciona a praticidade e o gerenciamento. Através desse sistema você pode controlar diferentes obras ao mesmo tempo e centraliza as informações”, ressaltou Ramos.
Já o Gerente geral da Trimble Transportation América Latina, Dalton Swain Conselvan, lembrou do DNA da empresa, que começou fabricando GPS e evoluiu para sistemas de posicionamento em geral, expandindo não somente para o segmento da construção, mas também para a agricultura de precisão.
“Como a divisão de geoespacial é aplicada em diversos setores, depois dela foram criadas as divisões de construção, transporte e logística e agricultura. Assim a empresa tem diversas divisões que atuam no Brasil em sistemas e software, principalmente, na construção. Temos grandes empresas como clientes, na agricultura de precisão por exemplo, já estão um pouco mais a frente com o uso dos tratores autônomos que executam os trabalhos sem a intervenção humana e sempre ligados ao GPS”, destacou o vice-presidente.
Para os próximos anos, a Trimble pretende continuar buscando produtos para a autonomia em execução de projetos, tarefas e veículos autônomos.
“Estamos seguindo o caminho da autonomia. Em 2018 no evento mundial de usuários, o Trimble Dimensions, já mostramos de maneira experimental um trator de terraplenagem e um agrícola que são autônomos. Daqui a dois meses teremos este evento novamente, com expectativa de lançamentos”, informou Franco.