Empresas do setor de construção descobrem a força das ações coletivas
As empresas de construção nunca estiveram alienadas das atividades de responsabilidade social, que se disseminaram pelas empresas corporativas brasileiras a partir da década de 1980, mas as ações eram marcadas pela informalidade. Isso começou a mudar, a partir da profissionalização do terceiro setor. Assim como as grandes indústrias, as construtoras passaram a buscar profissionais da área, formatando estratégias de investimento e direcionamento dos recursos a serem investidos na área de responsabilidade social. Além de fiscalizar melhor a aplicação dos recursos, essa formalização das ações permite uma medição dos resultados e também o reconhecimento dos esforços empenhados por cada uma das empresas do setor, muitas vezes, injustamente avaliadas nesta área.
Levantamento da Revista O Empreiteiro mostra um crescimento das ações de responsabilidade social por parte das empresas da área de construção. Destaca-se justamente a busca por modelos de gestão profissionalizados que impõem diretrizes e metas aos investimentos feitos pelas empresas. Está mais valorizada a preocupação com o meio ambiente, que tem recebido maior atenção das companhias. Outra vertente neste cenário é a ampliação de parcerias com universidades, ONGs ou associações, para desenvolvimento em conjunto de ações sociais. Aqui vão relacionadas alguns desses programas, que só comprovam o amadurecimento do setor da construção, em uma área na qual, historicamente, eram deficientes.
Deste grupo, três empresas foram escolhidas para receber o Prêmio de Responsabilidade Socioambiental de 2008, entregue durante a solenidade de premiação do ranking brasileiro de infraestrutura da edição 500 Grandes da Construção, realizado em 11 de agosto de 2009. Conheça agora os melhores projetos na área de responsabilidade social. Ênfase na educação
A participação da construtora OAS em programas de responsabilidade social divide-se nas atividades da Escola de Produtividade OAS; políticas sociais; campanhas; qualidade QSMS e declaração de conduta OAS. A Escola de Produtividade, além de construir grandes obras, acredita no potencial de todo ser humano. Um dos seus principais desafios é promover o desenvolvimento de seus funcionários e das comunidades onde atua. Para que isso seja possível, a escola possibilita aos funcionários obter o ensino fundamental e realizar cursos de aperfeiçoamento profissional. A escola possui três módulos: Educação Básica – 1ª a 4ª série; Treinamento Operacional e Formação de Mão-de-obra Especializada; Treinamento Administrativo.
No módulo de Educação Básica, o curso de oito meses equivale aos quatro anos do Ensino Fundamental. De dois em dois meses, os alunos são avaliados e, ao final do oitavo mês, realizam a prova da 4ª série, reconhecida pelo MEC – Ministério da Educação. Mais de dois mil funcionários foram alfabetizados e cerca de 600 já receberam o certificado da 4ª série. São 41 salas de aula espalhadas pelo Brasil em 8 anos de trabalho. Já nos Treinamentos Operacionais e Administrativos mais de 11 mil funcionários passaram por treinamentos na empresa. Os alunos recebem a Carteira de Produtividade OAS, também chamada de passaporte, constatando sua evolução e planejamento profissional.
Projetos para a juventude
A Construcap participa como patrocinadora ou colaboradora dos Institutos Colméia – Instituição a Serviço da Juventude, Instituto Ethos, Instituto São Paulo Contra a Violência, e Transparência Brasil. Na execução dos contratos, ela desenvolve o Programa de Responsabilidade Social baseado na norma NBR 16001, com as seguintes abordagens: projetos sociais; voluntariados; objetivos e metas voltados à proibição de trabalho forçado e à contratação de mão de obra infantil; promoção da ética e cidadania; trabalhos voltados a aposentáveis; inclusão de portadores de necessidades especiais; sustentabilidade; promoção de saúde e segurança envolvendo o programa psicossocial; atendimento à qualificação de qualidade; requisitos legais e tributários; proibição de concorrência desleal; combate a pirataria, fraude e sonegação; incentivo a conclusão do ensino fundamental.
Incentivo ao esporte
A Milplan procura apoiar programas sociais de incentivo de incentivo ao esporte e a cultura, além de parcerias com instituições públicas com o objetivo de incentivar o acesso ao primeiro emprego e a capacitação profissional, como os programas Primeiro Emprego (PPP) e Núcleo de Integração das Ciências do Esporte. Uma das ações desenvolvidas é o programa Mesa Mina, projeto de combate à fome e ao desperdício de alimentos, vinculado ao programa "Voluntários das Gerais" da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e apoiado no trabalho voluntário. O projeto conta com a participação de 63 empresas doadoras, atendendo a 109 instituições sociais e garantindo o acesso diário a uma alimentação adequada e em quantidades suficientes a mais de 1.200 pessoas carentes. A empresa apóia também outros projetos sociais em parceria com a Comunidade Terapêutica Bom Pastor e Clínica Intervir. Inspirado na vida e filme sobre Pacht Adams (O Amor é contagioso), o projeto Big Riso de Responsabilidade Social, patrocinado pela construtora M.Bigucci, vem transformando a vida de pacientes com câncer da região ABC, em São Paulo. O trabalho foi iniciado em 2004 na Ala de Oncologia Infantil no Hospital do Centro Universitário Fundação Santo André, em Santo André, tendo a frente Roberta Bigucci, filha do fundador da empresa.
Quando jovem Roberta formou grupo de palhaços que atuavam em festas infantis e empresas. Mas a perspectiva da filha de seu Milton mudou, quando ela assistiu ao filme sobre a vida do médico que propôs, ao invés de cuidar das doenças, tratar dos "doentes" utilizando o riso como parte do tratamento. A partir daí, ela propôs-se a criar um projeto semelhante, culminando no Big Riso, que conta com a participação de voluntários da M.Bigucci.
Segundo o médico Jairo Cartum, diretor de Oncologia Infantil de um dos hospitais atendido pelo grupo, o estímulo lúdico aumenta a produção de endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer. O Grupo Big Riso atua de forma gratuita, mantendo-se com recursos disponibilizados pela constru
tora M. Bigucci para a compra dos acessórios para os trabalhos dos palhaços, e cujo trabalho foi reconhecido inclusive pelo inspirador, o médico Pacht Adams.
Instituto próprio
Para estruturar as suas ações sociais, a GDK criou o Instituto Otaviano Almeida Oliveira (IOAO), responsável pela gestão dos recursos e escolha dos programas que compõem o portfólio de projetos. O instituto tem como foco principal a promoção gratuita da educação e da segurança alimentar e nutricional das crianças estimulando o exercício da cidadania. Dentre os programas desenvolvidos, está o Projeto de Iniciação Musical, que atende os jovens da Escola Comunitária São Miguel, fundamento na arte-educação.
Galvão prioriza o planejamento
A Galvão acredita no modelo de interação com seus diversos públicos estratégicos por meio da gestão sustentável de seus negócios. O Programa de Responsabilidade Social da Galvão Engenharia procura descentralizar a atuação, com ações nas diversas regiões do País, com o objetivo de criar parcerias, investindo principalmente nas comunidades em que a empresa está inserida. O gerenciamento de riscos, da biodiversidade, da qualidade de vida e condições de trabalho para colaboradores, além da redução de impactos para a sociedade, compõem o planejamento estratégico da empresa.
Equilíbrio é palavra chave
A Cnec Engenharia, empresa do grupo Camargo Correa, possui diretriz sustentáveis que englobam a área social, baseadas na "Carta da Sustentabilidade, o desafio da Inovação". O documento expressa o compromisso com a equidade social, equilíbrio ambiental e eficiência econômica. A empresa adota como vertentes para suas ações a Gestão de Ética e Conduta; Práticas Trabalhistas; Direitos Humanos e Sociedade. Na área dos Direitos Humanos, a construtora possui o compromisso formal com relação à erradicação do trabalho infantil, trabalho forçado ou compulsório. Com respeito aos fornecedores, são adotadas normas de seleção e avaliação de que contempla exigências e critérios relativos ao cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária, além de inserir nos contratos cláusulas relativas à proibição do trabalho infantil.
Cidadania empresarial
A Figueiredo Ferraz tem se destacado por sua postura ética no relacionamento com a comunidade, conforme o conceito de cidadania empresarial, adotando o código de conduta ética para as empresas de arquitetura e engenharia consultiva. A empresa adota algumas ações internas e apóia ações dos seus funcionários – como a ajuda para as vítimas de Santa Catarina. Dentre as ações promovidas, estão a arrecadação de itens de higiene pessoal para o Hospital Geriátrico e de Convalescentes, apoio ao McDia Feliz 2008, e participação na Campanha do Agasalho. No âmbito interno, foi implantado um Sistema de Gestão Ambiental visando a Certificação NBR ISO 14001 em sua sede em São Paulo. Para tanto, identificou-se os aspectos e impactos ambientais relacionados as suas atividades.
Gestão ambiental
Consciente dos impactos gerados pela cadeia produtiva da construção, a Empa adota práticas e processos em seus sistemas construtivos adequados ao sistema de sustentabilidade. A empresa se empenha em desenvolver projetos ambientais, como a manutenção de um viveiro de muda, o remanejamento de árvores, resgate da fauna e ações de educação ambiental para colaboradores e comunidade. Visando acolher animais oriundos do tráfico ou da entrega voluntária aos Centros de Triagem de Animais Silvestres, a EMPA mantém um criatório conservacionista. Lá os animais são cuidados por técnicos especializados e credenciados pelo Ibama e recebem todo o amparo necessário para, posteriormente, serem desenvolvidos a u ma área de preservação ambiental, onde espécies vegetais são cuidadas para a conservação da mata nativa. A empresa faz vários convênios com entidades para promover ações sociais. Um deles é o convênio com a Associação Brasileira de Esclerose Tuberosa, para o apoio à formação de profissionais para o tratamento da doença e na disseminação de informações que possam ajudar e orientar familiares, amigos e pacientes.
Programas e projetos
A Schahin participa de diversos programas sociais por meio das instituições que já desenvolvem trabalhos junto às comunidades jovens ou carentes. O destaque fica por conta do Programa Crescer, que atende jovens entre 13 e 17 anos prestes a ingressar na vida profissional. Há também o Profissão Aprender, projeto piloto que tem como objetivo promover a qualificação profissional da mão-de-obra não especializada dos colaboradores de empresas sub-contratadas. Em parceria com o Senai, o curso foi realizado para 16 colaboradores, os quais ocupam a função de ajudantes, que ao final do curso estarão qualificados como eletricista instalador, e receberão diploma fornecido pelo Senai. A empresa desenvolve ainda outras atividades voltadas para as crianças da comunidade ou comunidades femininas locais, por meio de curso de culinária, de bordado, economia doméstica, passeio com as crianças ao zoológico, palestra sobre reciclagem do lixo, entre as atividades.
Ações de solidariedade
A Potencial participa de atividades sociais que priorizam o apoio a grupos que necessitam de algum tipo de ajuda material. Tais como o Centro Convivência Infantil de Itapecerica da Serra/SP, Crianças com HIV Positivo, por meio da visita à instituição e entrega de presentes. A empresa participou da Campanha Solidária Santa Catarina, com arrecadação de donativos e roupas, além da campanha de doação a instituição Reviver Obras Promocionais e centro e apoio Câncer B. Camargo.
Atuação global
A Iesa Óleo e Gás possui um Sistema de Gestão da Responsabilidade Social, que inclui Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social. Em 2008, a empresa implantou um Plano de Gestão para o Sistema da Responsabilidade Social da
IESA Óleo& Gás (Sede). A empresa deu continuidade às ações sociais iniciadas em 2007, considerando não apenas o público interno assim como a comunidade. Dentre as ações externas, como a arrecadação de recursos para instituições carentes, além da ação social na comunidade de Jardim Primavera, em parceria com a prefeitura Municipal de Duque de Caxias e a Unimed, para atender a comunidade carente da região em prol da educação, saúde, lazer e orientação ambiental. A empresa já realizou a Campanha de Doação de livros infantis para a área de pediatria do Inca.
Cidadania empresarial
A A.Yoshii Engenharia mantém projetos e ações que visam incrementar a qualidade de vida das comunidades em que atua. Em 2006, com a criação do instituto Atsushi e Kimiko Yoshi, os fundadores da empresa mereceram o título de Cidadão Honorário de Londrina, assim como a Ordem do Mérito Industrial conferida pela Confederação Nacional das Indústrias. Dentre as atividades desempenhadas, o instituto apóia o grupo cultura Ishindaiko, que divulga a cultura japonesa por meio do Taikô. Neste ano, através da Lei de Incentivo a Cultura, a empresa patrocina a difusão da cultura na Guarda Mirin de Londrina, que atende a 350 jovens em risco social. No ano passado, foi realizado o Circuito de Artes visuais, atendendo a 3000 alunos das escolas públicas que tiveram contato com as mais variadas formas de artes.
Projetos sociais
Atualmente, a GPA trabalha com seis projetos principais. O Aquarela e GPA em Cena, por exemplo, apóia a educação por meio do fornecimento de material escolar e bolsas de aperfeiçoamento aos filhos dos funcionários. Foi feita também uma parceria com Associação Cultural para apresentações teatrais para atrair colaboradores e familiares. Projetos como Auxílio Social, Acompanhamento dos Afastados pelo INSS e Visitas Domiciliares visam aproximar a empresa e funcionários permitindo o acompanhamento dos colaboradores. A Semente do Bem é voltada para a comunidade, incentivando e disponibilizando horas de serviço para o trabalho voluntário dos colaboradores da GPA em instituições de caridade. Em 2008, com o crescimento da construção civil, a empresa percebeu a demanda por mão-de-obra e promoveu curso de capacitação de mulheres para trabalhar como azulejista para suprir o mercado. O curso foi ministrado por um engenheiro civil contratado pela A. Yoshi.
Foco na educação
Quando os funcionários da Sede da Techint Brasil tiveram a oportunidade de se organizarem em um Programa de Voluntariado, apareceram dúvidas sobre qual a melhor maneira de desenvolver tais ações. Assim, foi criado o Programa de Ações Pontuais, que tem como objetivo proporcionar diversas formas de participação para os colaboradores, e o Programa de Inclusão Digital, que visa estimular a participação de jovens e adultos na capacitação em microinformática básica. Para o PAD, foi definida a montagem de um banco de dados de organizações, a partir da indicação dos próprios funcionários. Após a validação técnica da área de responsabilidade social, foram definidas Ações Pontuais para o ano, como campanha de arrecadação e atividades envolvendo comunidades externas.
A avaliação das demandas sociais que recebem apoio da empresa fica por conta da Coordenação de Projetos Sociais, criada em 1998. Dentre as ações executadas, estão a Brinquedoteca, junto com a Pastoral da criança, na Bahia; Padaria Artesanal, com o governo do Estado de São Paulo, reformas de postos de saúde, e programas de alfabetização.
Público interno
A W.Torre Engenharia desenvolve diversos trabalhos internos para melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores, adotando atividades de integração (Acolhimento – EC+Obras); de adoção de hábitos saudáveis (Bom de Garfo) e de saúde (Check-up), dentre outros. A empresa também apóia ações e voluntariado, com investimento social privado de R$ 60.000, incluindo ações de apoio à escolarização e treinamento de jovens.
Reciclagem
A Progen começou a desenvolver, em 2007, ações para incentivar o reaproveitamento de materiais descartáveis, lançando a campanha "Qual o seu papel em parceria como Instituto Papel Solidário/Projeto Curumim. A campanha começou com a implantação da reciclagem de lixo e de ações de minimização do desperdício de papel na empresa. Em parceria com o Instituto Papel solidário, todos os brindes (caderno, calendário, sacola e pasta) de 2007 e 2008, entregues para colaboradores e clientes da matriz, filiais e grupos e tarefa – foram produzidas com os papéis recolhidos no escritório de São Paulo e reciclados pelas famílias assistidas pela instituição. Em 2008, houve a extensão da parceria da Progen com o Projeto Curumim, que passou a fazer parte do Instituto Papel Solidário (IPS). Ela gerencia diversas redes de empreendimento e associações sem fins lucrativos, de caráter socioambiental. Neste ao, a empresa associou-se também ao Instituto Ethos, para aperfeiçoar as decisões no campo da responsabilidade social.
Comitê de ações sociais
A Toniolo Busnelo possui um comitê de ações sociais desde 2006, formado por representantes da matriz e das unidades de obras do Rio Grande do Sul. O comitê reúne-se anualmente em Porto Alegre para debater e analisar os projetos executados no ano anterior, ao lado da Diretoria de Assuntos Corporativos. Um dos aprendizados decorrentes das reuniões de análise do Comitê de Ação Social foi a criação, em 2007, do selo Sou+um voluntariados TB para aumentar a participação dos colaboradores nas ações sociais. A empresa desenvolve ainda a visita de universitários, o Tour TB e o Encontro com a Imprensa e a Comunidade. Outro projeto apoiado pela comunidade é o Pescar, a Semana do Meio Ambiente, Campanha do Agasalho, entre outros.
Valorização do ser humano
O modelo de gestão das ações sociais da Delp prevê a valorização do ser humano, o respeito ao meio ambiente e a promoção do bem-estar social. São investimentos em segurança, saúde, educaç&
atilde;o, lazer, cultura e meio-ambiente. A empresa reúne diversos projetos empreendidos pelo Grupo Delp para o combate e à pobreza, em prol da inclusão social. A empresa faz doação de móveis, roupas e alimentos, além de desenvolver projetos de inclusão social e inserção de jovens no mercado de trabalho (Cidades da Solda), serviço comunitário, até a destinação de verbas para educação, cultura e lazer. Um dos destaques é o Programa Delp Solidária, que busca incentivar a participação dos colaboradores em projetos de responsabilidade social e desenvolver o senso de trabalho em equipe. Neste programa, é realizada uma gincana para arrecadação de alimentos. Em 200 esse programa colaborou com a manutenção de nove instituições doando 11,5 t de alimentos. Para o público interno, foi criado o Universidelp, treinamento voltado principalmente para a área de fabricação com cursos de aperfeiçoamento ou desenvolvimento técnico.
Educação ambiental
A Ecourbis Ambiental, concessionária privada de serviços, procura dar ênfase à educação ambiental em seus programas de responsabilidade social. Uma das ações desenvolvidas é a visita monitorada no Aterro Sanitário Sítio São João, operado pela empresa em São Mateus, Zona Norte da capital. Outro programa desenvolvido é o Programa Espaço do Saber, com atividades pedagógicas e culturais, assim como o Programa É Cultura, que culminou na montagem de uma biblioteca em que o usuário pode devolver os livros ou revista quando puder. A empresa desenvolve ainda ações como a Gincana Social para promover atividades de integração por meio de ações lúdicas. Para o público externo, a empresa atua, entre outras coisas, em parceria com entidades beneficentes, como a ONG Himawari, que mantém a creche Madre Tereza de Calcutá.
Foco nos jovens
Além de membro do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, a Álamo é parceira de projetos como Camp Mangueira, que capacita jovens estudantes carentes para o mercado de trabalho. Ao absorver estes jovens adolescentes em programas de estágio, a Álamo proporciona também a oportunidade de crescimento profissional e a possibilidade de contratação. Integrante do Projeto Educa Mais, com parceria com o Sesi/Senai, a empresa não contrata menor de 18 anos para trabalhos noturnos, perigosos ou insalubres, não emprega menor de 16 anos e só emprega menor, a partir de 14 anos na condição de jovem aprendiz.
Carta de conduta
A Technip possui uma Carta de Conduta, que define os objetivos e compromissos a serem adotados em todas as unidades do grupo. Dentre elas destaca-se o princípio de não efetuar qualquer tipo de discriminação por razões de sexo, raça, religião, engajamento político ou sindical, nacionalidade ou deficiência física, assim como a proibição de se recorrer a qualquer trabalho forçado ou obrigatório. Como parte dos 50 anos, as áreas de serviço social e qualidade promoveram o plantio de mudas na Base Macaé em na Linha Verde, via expressa que está sendo reflorestada. A empresa está lançando o projeto Conservar, na planta do Rio de Janeiro, com objetivo de propor e identificar oportunidades de melhoria nos prédios da Rua da Glória.
Sistema integrado
A Skanska tem como diretriz em seu Sistema de Gestão Integrado (SGI) a realização de programas de responsabilidade social. Um deles é realizado em Mossoró (CE), na operação de manutenção para a Petrobrás, e o outro é Vale do Açu (Alto dos Rodrigues), onde está sendo construído um vaporduto também para a Petrobrás. Em Mossoró foi criada uma escola no canteiro de obras para pessoas que ainda não saibam ler e escrever. No Vale do Açu, foram levados médicos para fazer avaliação da população e ensinar noções básicas de saúde.
Empresa solidária
A Construtora Pernambuco recebeu o selo de Empresa Solidária do Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (Imip), ONG voltada à assistência de mulheres e crianças, com atendimento médico considerado referência nacional pelo Ministério da Saúde. A construtora também participa do Projeto Casa da Criança, que nasceu de um grupo de arquitetos pernambucanos de reformar instituições de atendimento a crianças.
Aliança sustentável
Para desenvolver uma estratégia de responsabilidade integrada, a Promon criou o Projeto Saitá mobilizando clientes, parceiros e fornecedores em suas ações. A Promon é sócio-mantenedora do Instituto Razão Social, organização da sociedade civil de interesse público (OS-CIP) que fornece assessoria técnica para planejamento, estruturação, mobilização de recursos, implementação e acompanhamento de projetos educacionais que sejam capazes de influenciar as práticas públicas de educação. Projetos apoiados pelo Instituto Razão Social: Gestão para o Sucesso Escolar, Programa Além das Letras, Curso Normal Superior, Ofício de Professor Online e o Programa Formar em Rede.
A empresa apóia ações sociais por meio de campanhas de organizações da sociedade civil, estimula o voluntariado procurando atingir as comunidades onde está presente. Desenvolve ainda programas de reciclagem através da conscientização sobre a conservação do meio-ambiente, entre outras ações. E incentiva a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias alinhadas aos princípios de sustentabilidade em suas obras.
Fonte: Estadão