A América Latina Logística – ALL e Votorantim Celulose e Papel – VCP completaram três meses de operação da movimentação outbond da maior fábrica de celulose com uma única linha de produção no mundo, em Três Lagoas. Cerca de 130 mil toneladas de celulose já foram transportadas por ferrovia em direção ao terminal exclusivo da VCP, no Porto de Santos (SP).
A parceria que tem duração de 20 anos prevê o transporte diário de cerca de 2 milhões de toneladas de celulose ao longo de um trecho ferroviário de 900 quilômetros. Para isso, projeto desenvolvido entre ALL e VCP dispõe de cerca de 600 vagões e 40 locomotivas.
“O contrato com a VCP é o maior da malha norte na área industrial. A implantação do projeto tem sido um sucesso. Com a conclusão dos investimentos em via permanente, vagões e locomotivas, por parte da ALL e da VCP, e o início do funcionamento da fábrica pela VCP antes do previsto, iniciamos a operação. Isso faz da ALL uma parceira estratégica no projeto do cliente e mostra a importância de uma boa solução logística em projetos desse porte”, afirma Sergio Nahuz, diretor de Industrializados da ALL.
Mais de 70 colaboradores trabalharam na execução do projeto. Os vagões FLC, fora de operação há 10 anos, foram transformados em vagões fechados outdoor com lona tipo sider e vão livre. “O vagão especial permite acomodar maior tonelagem por veiculo e conferir maior agilidade ao processo de carga e descarga”, explica o gerente da oficina, Rodrigo Goulart.
Do investimento total estimado em R$ 200 milhões realizado pelas duas empresas em ativos e via permanente, R$ 30 milhões foram aplicados na rota de exportação, mais especificamente no trecho de cerca de 400 quilômetros em Bauru e Três Lagoas. As melhorias envolveram 200 colaboradores e incluíram troca de mais de 170 mil dormentes, reforma da infraestrutura, reforço estrutural da ponte do Rio Paraná – na divisa dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul – revisão e adequação de outras 50 pontes e correção geométrica da via.
Com tempo de trânsito de 84 horas e fluxo de 896 quilômetros, o transporte ocorre 24 horas por dia, 365 dias por ano. O transporte por ferrovia representa uma economia de 15 a 20% quando comparada com o transporte rodoviário.