A Alstom anunciou hoje sua chegada no mercado de energia eólica da China, apresentando seus principais produtos da área – as linhas Eco 80 e Eco 100 – durante o Global Wind Power 2008 – China Wind Power Beijing, um dos mais importantes eventos de energia eólica daquele país. Esses produtos também complementam a linha de soluções para energia limpa da Alstom para o mercado chinês.
Com mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento do vento como fonte de energia limpa, por meio da aquisição da Ecotècnica, em junho de 2007, a Alstom irá oferecer ao mercado chinês a sua experiência e reputação por tecnologia confiável em energia limpa. De acordo com a sua política de transferência tecnológica, a empresa planeja apresentar, em breve, tecnologias de energia eólica de última geração para parceiros chineses. A Alstom também irá terceirizar serviços com empresas locais.
A China é o mercado de maior crescimento no setor de energia eólica, com incremento médio anual de 56% nos últimos sete anos, baseado em políticas preferenciais, como o 11º Plano de Cinco Anos, que pretende aumentar a capacidade instalada de energia eólica para 10 GW até 2010.
Hoje, a China tem a quinta maior capacidade instalada de energia eólica, com mais de 6 GW. De acordo com a Associação Chinesa da Indústria de Energia Renovável, a capacidade instalada de energia eólica deverá atingir aproximadamente 50 GW em 2015.
“O crescimento do mercado chinês de energia eólica e o apoio do governo apresentam uma ótima oportunidade para a entrada da Alstom nesse mercado”, comentou Claude Burckbuchler, presidente da Alstom China.
“É uma grande satisfação participar no desenvolvimento da indústria chinesa de energia eólica através da nossa extensa linha de produtos, tecnologia confiável e experiência. Assumimos o compromisso de fornecer as melhores soluções para os clientes chineses e estamos abertos à cooperação em maior escala com parceiros e fornecedores da China”.
Destacando a confiabilidade, experiência comprovada e tecnologias patenteadas, a linha de produtos da Alstom para energia eólica inclui turbinas de 1,67 até 3 MW. Elas oferecem controle dinâmico de potência ativa e reativa, além de continuidade de abastecimento para combater quedas de voltagem. A linha completa de produtos Eco oferece uma variedade de velocidade de hélice, controle independente de passo para cada pá e dimensionamento adequado para hélice, resultando em maior produção de energia, integração mais fácil com a rede elétrica e maior valor para os clientes. A nova turbina Eco 100 inclui uma das maiores hélices disponíveis, projetada para capturar volumes ainda maiores de vento em determinados locais, com hélice de 100 m, captando potência de 3 MW. O primeiro modelo de turbina que será oferecido aos clientes chineses é o ECO 80 1,67 MW.
A Alstom está presente em toda a cadeia de valor dessa energia, o desenvolvimento do local de instalação, projetos de sistemas, desenho de componentes-chave, fabricação, montagem, instalação em campo, operação e manutenção, além da construção de parques completos. A Alstom já equipou mais de 78 parques eólicos com 1.534 turbinas eólicas na Espanha, França, Itália, Portugal, Japão, Índia e Cuba.
Perfil da Alstom – A Alstom é líder mundial em energia e transporte metro-ferroviário e referência por suas tecnologias inovadoras que respeitam o meio ambiente. A Alstom fabrica os trens mais rápidos e os metrôs automatizados de maior capacidade do mundo e também fornece usinas integradas para a geração de energia e serviços associados para diferentes fontes de energia, entre as quais, a hidroeletricidade, o gás, a eólica e o carvão. O Grupo conta com 76 mil pessoas em 70 países e em 2007/2008 registrou encomendas de 23,5 bilhões de Euros.
Com um histórico de 50 anos na China, a Alstom é um parceiro dedicado e de longo prazo na construção da infra-estrutura de energia e ferroviária no País. A Alstom China participou dos maiores projetos de energia e transporta na China, entre os quais UHE Três Gargantas, Daya Bay Fases I&II, Ling Ao, estações de energia nuclear em Taishan, a eletrificação da linha de alta velocidade Shi-Tai, o Link do Aeroporto de Pequim e metrôs para Pequim, Xangai, Nanjing e Hong Kong. No setor de controle de qualidade do ar, empresas licenciadas pela Alstom forneceram mais de 13 MW de usinas FGD na China baseadas em nossas tecnologias WFGD/DFGD. A Alstom está presente na China por meio de 18 empresass e conta com 9.000 funcionários.