A Alstom assinou um contrato no valor de €120 milhões com a Tractebel Energia Brasil, maior geradora de energia privada do País, para fornecer aerogeradores ECO 122 para o projeto Trairí II, um parque eólico localizado no Ceará. O comissionamento do projeto Trairí está programado para meados de 2016 e irá gerar 97,2MW.
O escopo da Alstom inclui o fornecimento de 36 unidades de aerogeradores modelo ECO 122 de 2,7 MW cada. Além disso, a Alstom ficará encarregada da operação e manutenção do parque eólico por dez anos.
Pela primeira vez, os equipamentos da Alstom terão torres de concreto de 119 m desenhadas especificamente para a ECO 122, e entregues em consórcio com a Freyssinet[1]. Essa nova torre será composta por 11 setores de concreto, o mais baixo com 7,2 m de diâmetro, para a base da estrutura. Um método exclusivo de instalação baseado em técnicas comprovadas de levantamento hidráulico usadas na engenharia civil será utilizado para facilitar a montagem da nacele e da torre na altura final.
As naceles dos aerogeradores serão fabricadas na unidade industrial da Alstom na Bahia, aproveitando os investimentos da empresa no País.