A governadora Ana Júlia Carepa recebeu nesta quarta-feira (12) a visita de um grupo de empresários chineses, interessados em investir na Amazônia. A reunião, que ocorreu na Representação do Pará em Brasília, é consequência direta da viagem da governadora à China, em outubro do ano passado, para estabelecer contatos e parcerias comerciais.
A empresária Yan Cheung, presidente da Nine Dragons Paper Holdings – a maior fábrica asiática de papel destinado a embalagens – estava acompanhada pelo CEO da empresa, Ming Chung Liu; por Kristian Jebsen, da Earbulk Holding Limited; e por Sergio Antonio, do Grupo Orsa.
Com uma produção de nove milhões de toneladas de papel por ano, a Nine Dragons, sozinha, tem capacidade três vezes superior a toda a produção brasileira, que somou 2,8 milhões toneladas no ano passado. Segundo Ming Chung, a expectativa do grupo é ultrapassar dez milhões em 2010.
O empresário Kristian Jebsen manifestou-se interessado em fazer parcerias dentro de sua área: ele preside o grupo Earbulk, que hoje é responsável por 70% de todo o transporte de celulose produzida no Brasil e destinada à exportação.
Segundo o grupo de visitantes, há interesse em fazer parcerias e joint-ventures com empresas paraenses em segmentos como exploração madeireira em bases sustentáveis, celulose, mineração e transportes.
buy Ventolin generic buy Ventolin over the counter
Preferências – A empresária Yan Cheung – que também pertence ao Chinese People’s Political Consultative Conference (CPPCC), que equivale ao Senado da China – destacou que o governo chinês incentiva investimentos do setor privado no Brasil. “Até mesmo os bancos estatais dão enorme importância e preferência ao Brasil, que lidera a lista de países que o governo chinês considera excelentes para investimentos”, explicou Yan.
Para a empresária, Brasil e China possuem grandes similaridades e interesses em comum e devem fazer esforços para estabelecer um canal de comunicação e negócios, que beneficiará amplamente os dois países. Segundo Ming Chung, o Pará tem produtos a oferecer e a China tem interesse em adquiri-los.
A governadora Ana Júlia Carepa explicou os segmentos de negócios que interessam ao Pará e observou que o governo do Estado prefere atrair empresários interessados em produtos beneficiados, que têm maior impacto sobre a economia local. “Ficamos muito entusiasmados com o interesse dos empresários chineses. O governo do Estado está à disposição de todos para fazer negócios que sejam bons para a China e para o Estado do Pará.
Entretanto, deixamos claro que temos preferência em exportar produtos com o maior valor agregado possível”, disse.
Ao final da reunião, os empresários chineses presentearam a governadora com um objeto de decoração feito de porcelana, típico da China.