O estado de Mato Grosso já asfaltou 156,9 km das MTs-170/208/418, trecho que corresponde à antiga BR-174, entre os municípios de Castanheirae Colniza. A distância que recebeu o asfaltamento é de um pouco mais da metade da extensão total da rodovia, que tem 271,9 km.
O investimento na obra é de mais de R$ 650 milhões, que incluem, além dos 271,9 km de asfalto, a construção de 22 pontes de concreto ao longo do caminho.
A rodovia entre Castanheira e Colniza foi federalizada em 2008 com a promessa de que seria asfaltada pelo governo federal, o que não aconteceu nos 15 anos seguintes. Para resolver o problema, o governo de Mato Grosso solicitou a estadualização do trecho, o que ocorreu em 1º de junho de 2022. Nove meses depois, a secretaria deu início às obras, em abril de 2023.
A rodovia passa por Juruena, Aripuanã e Colniza e vai beneficiar Cotriguaçu, retirando todos esses municípios do isolamento e dando acesso por uma via pavimentada ao restante da malha estadual.
A obra está dividida em seis lotes. Quatro deles, que correspondem a 176 km, começaram ainda em 2023 e já estão com mais de 80% da extensão total asfaltada. Outros dois lotes foram licitados em 2024, mas também estão com as obras em andamento, na fase de terraplanagem e construção da sub-base.
645 PONTES DE MADEIRA SÃO SUBSTITUÍDAS
O governo do Mato Grosso investiu R$ 139 milhões para substituir 654 pontes de madeira por aduelas de concreto ou aduelas metálicas. As substituições foram realizadas por meio de convênios firmados com 110 municípios. O programa de substituição das pontes foi financiado com recursos do Tesouro Estadual ou do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) foi a responsável por gerir as ações.
De acordo com o decreto publicado em junho de 2023, foram firmados convênios entre o Estado e os municípios interessados, a Sinfra-MT repassou o material e os municípios realizaram a instalação das aduelas, tubos e bueiros, incluindo o encabeçamento.
Para adesão ao programa, os municípios solicitaram a formalização de parceria na Sinfra-MT, apresentando uma série de documentos, que incluíam o projeto básico de engenharia, relatório fotográfico colorido e georreferenciado, descrevendo os locais com as instalações, estudo hidrológico, planilha orçamentária com cronograma de execução, licença ambiental dos locais que receberão as pontes substituídas, entre outros documentos listados no Decreto. Os municípios foram responsáveis pela execução de todas as etapas dos serviços, assim como pela fiscalização sistemática, para verificar o cumprimento das disposições contratuais e a qualidade do trabalho executado. Os projetos também foram analisados e aprovados pela equipe técnica do município, seguindo todas as normas técnicas. Já a Sinfra-MT, além de entregar os materiais necessários para a execução das obras, foi responsável por analisar os relatórios fotográficos e comparar com os dados apresentados no plano de trabalho.
O Programa Estadual de Substituição de Pontes de Madeira leva em consideração a necessidade de melhorar a qualidade de vida da população e de fomentar a geração de emprego e renda, com investimentos em infraestrutura nos municípios. As aduelas de concreto, tubos de concreto e bueiros tubulares metálicos são estruturas que permitem a passagem da água e podem ser utilizadas para substituir pontes de madeira que passam sobre rios e córregos de menor volume. A substituição de pontes de madeira oferece ganhos para a administração pública com a diminuição dos gastos com manutenção, além de preservar o meio ambiente, eliminando a necessidade de material para fazer a manutenção das estruturas de madeira.