A LLucena Infraestrutura iniciou, em julho de 2025, as obras de substituição da balança dinâmica ferroviária de carregamento do Silo 02 da Mina de Carajás, no Pará. A intervenção, com previsão de execução em apenas 20 dias corridos sob regime contínuo de 24 horas, marca a estreia da empresa
dentro de uma área operacional de mina — e justamente em uma das mais estratégicas do país, símbolo da mineração nacional: Carajás. Com área total de intervenção de 98 metros de comprimento por 12
metros de largura, o projeto prevê a substituição completa da balança ferroviária existente, cuja estrutura principal mede 28 metros de comprimento por 3,50 metros de largura. A demolição será feita com tecnologia de corte diamantado, em substituição à tradicional demolição por rompedor hidráulico. A adoção dessa técnica, associada ao uso de chumbadores químicos, confere maior precisão, segurança e minimiza impactos às estruturas adjacentes — fator decisivo em um ambiente de operação mineral contínua.
O escopo contempla a remoção das bases existentes, içamento com guindastes, preparação da terraplenagem do fundo e execução das novas bases civis com a instalação de sete blocos de 1.060 kg cada e a implantação de 302 kg de chumbadores. Ao todo, serão lançados cerca de 90 m³ de concreto, aplicados principalmente em um trecho de 28 metros da via férrea, embora a faixa total de linha impactada pela intervenção seja de 98 metros.
Além da complexidade técnica, o projeto envolve forte coordenação multidisciplinar. Durante o mesmo intervalo de execução civil, outra empresa realizará a montagem eletromecânica da nova balança com o apoio da equipe da LLucena. “Será uma operação integrada com os parceiros e a equipe da VALE, exigindo alto nível de sincronia, disciplina e gestão do tempo, uma vez que todas as demais linhas e silos da planta seguirão em operação contínua”, destaca Thyago Viégas, gestor responsável pelo projeto.
Outro ponto de destaque está na mobilização: cerca de 130 profissionais estarão envolvidos no pico da obra. Segundo Thyago, a entrada da Lucena no ambiente operacional da Mina de Carajás representa um marco:

“Apesar de termos experiência consolidada em obras ferroviárias e já termos executado intervenções semelhantes em ambientes portuários como o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, esse projeto é emblemático por ser nosso primeiro contrato dentro de uma área de mina da VALE. Estar em Carajás, com toda sua relevância, é um reconhecimento da confiança construída com nosso cliente.”

A gestão de segurança, um dos pilares da operação, levará à Mina de Carajás o modelo já consagrado nos canteiros da demais obras VALE, com aplicação do sistema 5S e estrutura de saúde e segurança que visa garantir uma execução sem incidentes — mesmo em ambiente com intensa movimentação de cargas, equipamentos e pessoal.
SOBRE A LLUCENA
A LLucena é uma empresa do Grupo LLucena, que atua há mais de 25 anos no setor de infraestrutura pesada com foco em ferrovias, rodovias, obras industriais e portuárias. Com forte presença em grandes projetos estruturantes em todo o país, a LLucena Infraestrutura se destaca pela capacidade de entrega técnica, inovação em engenharia e gestão humanizada dos seus canteiros. A empresa integra um grupo que valoriza a excelência operacional, a sustentabilidade e o desenvolvimento das comunidades onde atua — pilares que a tornam referência no setor de engenharia nacional. Com atuação destacada em obras de infraestrutura ferroviária, portuária e logística pesada, a LLucena reforça, com esse projeto, sua capacidade de operar com excelência técnica em ambientes de alta complexidade, e dá um passo firme no setor mineral.




