Bauma 2025: Operação remota e veículos e equipamentos elétricos são lançados na feira

Bauma 2025: Operação remota e veículos e equipamentos elétricos são lançados na feira

Compartilhe esse conteúdo

A segurança dos operadores e a redução das emissões nas construções em busca de mais sustentabilidade nas operações, são os objetivos da nova tendência em equipamentos e caminhões utilizados no setor. Exemplo dessas inovações são as máquinas que vem sendo lançadas na Bauma 2025. A feira que acontece até este final de semana, encerrando no dia 13, em Munique, na Alemanha, apresentou sistemas de controle remoto das operações, e diversos equipamentos e veículos elétricos.

Sistema de teleoperação faz demonstração com guindaste de torre a cerca de 200 km 

A Liebherr lançou, na Bauma, o Sistema de Controle Remoto Liebherr (LiReCon), que consiste em um suporte de teleoperação de última geração equipado com a mais recente tecnologia de controle. Várias câmeras fornecem imagens em tempo real de diferentes perspectivas, enquanto os microfones transmitem os sons da máquina. Essa tecnologia de sensores permite que os operadores de máquinas controlem com precisão as máquinas de construção a uma distância segura.

Durante a Bauma, os segmentos de produtos de terraplenagem e guindastes de torre demonstraram a aplicação prática usando uma escavadeira de esteira, um trator de esteira e um guindaste de torre. O trator de esteira PR 726 G8 e a escavadeira de esteira R 926 G8 na área externa do estande principal da Liebherr são controlados remotamente ao vivo a partir da plataforma do operador no InnovationLab. A R 926 G8, fabricada na planta de Colmar, na França, impressiona com uma potência de 150 kW / 204 hp e um peso operacional de 28 toneladas. A máquina também é equipada com um sistema de controle Leica, que garante maior eficiência e precisão. Como destaque, um guindaste de torre, localizado em um local de teste prático perto de Biberach a.d. Riß, é controlado em tempo real a partir da feira. O guindaste, um 240 EC-B Fibre com um cabo de fibra, está a pouco menos de 200 quilômetros de distância do local da Messe München e da plataforma do operador no InnovationLab. A demonstração ao vivo enfatiza a versatilidade e a confiabilidade da tecnologia LiReCon, mesmo em longas distâncias.

A Liebherr destaca ainda que, além de aumentar a segurança do operador em ambientes de alto risco, ela também aumenta a eficiência da máquina por meio de trocas de turno mais rápidas e reduz o tempo de inatividade. O LiReCon também pode ser usado para acessar áreas que seriam muito perigosas para a operação direta no local.


Carregadeira elétrica, sem cabine, para operações remotas

Outro destaque na Bauma 2025, que revela a importância das operações remotas e segurança dos trabalhadores, é o lançamendo da CASE com o Impact, um conceito de carregadeira elétrica compacta de rodas, que elimina a cabine tradicional, permitindo a operação remota de uma sala de controle dedicada. Essa inovação aumenta a flexibilidade, permite a operação em condições extremas e promove a inclusão, permitindo que operadores com deficiências motoras trabalhem sem limitações físicas.

O Impact apresenta um sistema de percepção integrado para coleta de dados em tempo real, aumentando a eficiência e a precisão. A funcionalidade semiautônoma permite escavação e despejo automatizados, aumentando a produtividade e reduzindo erros.

Novo A30 Eletric: Primeiro caminhão articulado elétrico do mundo, com zero emissões

Na busca pela inovação sustentável, a Volvo CE está exibindo na Bauma 2025, exclusivamente, máquinas elétricas em seu estande. O destaque da linha no evento é o inédito caminhão articulado A30 Electric, primeira máquina elétrica produzida em série em seu segmento. O modelo estará disponível para locação na Europa em 2026, assim como o A40 Electric, versão de maior porte. São produtos para operações em pedreiras, mineração e construção, conciliando alta produtividade com uma operação mais sustentável.

Além do novo articulado A30 Electric, os destaques da Volvo CE na Bauma incluem: Escavadeira elétrica EC230 com autonomia ampliada; equipamentos elétricos compactos; Unidade de potência PU500 otimizada; EWR150 Electric, primeira escavadeira de rodas a bateria da marca; EW240, escavadeira que trabalha conectada à rede elétrica, entre outros.

Sistemas elétricos e híbridos com operação silenciosa evita emissões

A Scania está lançando na Bauma 2025 novas soluções de energia elétrica, híbrida e zero emissão. Desenvolvidas para transformar a eficiência e a sustentabilidade nos setores de construção e mineração, as tecnologias combinam um sistema completo de operação híbrida paralela, com controle centralizado da unidade de potência principal.

O sistema é um pacote integrado, desenvolvido internamente, que inclui máquina elétrica, inversor, baterias e motor a combustão, além de sistemas de refrigeração, interfaces de carregamento e cabos de alta tensão. A máquina elétrica possui embreagem integrada, permitindo funcionamento híbrido ou totalmente elétrico. O modo elétrico opera com baixo ruído, ideal para áreas urbanas e ambientes de trabalho mais silenciosos. Já o híbrido oferece potência extra e autonomia estendida quando necessário.

Em outro destaque, a Scania se uniu à fabricante italiana Cometto para apresentar um trailer modular autopropelido (SPMT) totalmente elétrico, movido pela tecnologia de eletrificação da marca sueca. Projetado para setores como energia eólica, aviação, engenharia pesada e relocação de plantas industriais, o equipamento oferece alto torque, design compacto, bateria de longa duração e recarga rápida – além de operação silenciosa e zero emissões.


Compartilhe esse conteúdo