Be8 – antiga BSBios e maior produtora de biodiesel do País – anunciou que irá investir R$ 1,5 bilhão em nova esmagadora de soja em Marialva (PR), para expandir produção de biodiesel. A expectativa é de que as obras se iniciem nos próximos seis meses, e a conclusão é esperada dois anos após o início da construção.
A nova unidade terá capacidade de processamento de 5 mil toneladas por dia de soja para produção de óleo, farelos e casca de soja, sendo que o óleo servirá como matéria-prima para a fabricação de biodiesel e os demais insumos serão destinados à indústria de rações.
De acordo com a empresa, o projeto da esmagadora já estava planejado há algum tempo e foi acelerado em função do esperado aumento da demanda por biodiesel, tendo em vista que a adição compulsória de biodiesel no diesel deverá aumentar nos próximos anos, chegando a 15% em 2026, ante os atuais 12%.
O projeto prevê também a construção de uma estrutura física de 96 mil m² em área que abrigará armazéns graneleiros e unidade de recebimento e beneficiamento de grãos de 20 mil toneladas por dia que terá conexão com o Porto de Paranaguá.
Vale lembrar que a Be8 acaba de ampliar pela sexta vez a capacidade instalada de produção do biocombustível na planta paranaense, agora em 15,4%, elevando para 540 milhões de litros por ano.
Quando a nova unidade alcançar a capacidade plena de operação, o consumo de soja será de 85 mil sacas por dia, conforme estimativas da empresa. Além de Marialva, a Be8 tem unidade produtiva de biodiesel em Passo Fundo (RS) e fábricas na Suíça e no Paraguai.