Luttembarck lembra que a Tenco trabalha com a padronização e industrialização dos prédios que constrói para ganhar economia de escala, tanto na produção, quanto no fornecimento de materiais. No entanto, ressalta que a realidade de cada projeto é completamente diferente. “O padrão é o modelo do prédio, porém, cada construção de shopping depende das características do terreno e do entorno”, frisa.
O engenheiro destaca que o projeto evolui de acordo com as características locais. “Foi o que aconteceu aqui”, diz.
Originalmente, o sistema de drenagem de águas pluviais previa uma grande caixa de estrutura pré-moldada de cimento. O engenheiro explica que esse sistema foi substituído pelo que ele chama de amortecimento da descarga em linha.
Segundo Luttembarck, optou-se pelo super-dimensionamento das redes e galerias, como forma de se reter o mesmo volume de água que o previsto anteriormente, “mas de forma mais eficiente e mais econômica”.
De acordo com Luttembarck, caixas de concreto armado, além de ter custo de execução maior, dão mais trabalho para fazer manutenções. Segundo ele, esse é um exemplo de como a boa engenharia pode ser aplicada para o aperfeiçoamento de um projeto existente.
Fonte: Revista O Empreiteiro