A Case Construction Equipment apresentou no primeiro dia da Conexpo 2020, que acontece em Las Vegas, entre 10 e 14 de março, uma carregadeira de rodas movida a metano. O projeto da marca, chamado Tetra, visa criar soluções alternativas de propulsão. O equipamento está sendo exposto no estande da empresa ao lado da primeira retroescavadeira totalmente elétrica do setor.
O novo conceito de carregadeira de rodas revela a viabilidade de usar combustível gerado a partir de produtos residuais e fontes renováveis para realizar operações de carregamento e movimentação de terra.
A máquina é alimentada por metano, cujo motor é produzido pela empresa do grupo FPT Industrial. O equipamento já tem sido testado em obras.
Porém, a Case prevê a adoção inicial dessa tecnologia em aplicações agrícolas e de resíduos que têm a capacidade de produzir seu próprio biometano.
O motor deste equipamento opera a 230 cavalos de potência. Seu desempenho seria semelhante ao 821G na atual linha de carregadeiras de rodas Case.
As emissões poluentes são reduzidas em média 80% em comparação com um motor diesel padrão, e o ruído operacional é diminuído em até 50%.
O interior do equipamento aproveita a tecnologia que a Case já tem disponível em carregadeiras de rodas. O design minimalista da cabine oferece operação intuitiva com acesso instantâneo a todos os controles principais.
A cabine do chamado Projeto Tetra também incorpora a tecnologia de comando de voz para elementos na cabine, como temperatura da cabine, música, mensagens e telefonemas. E não apenas a cabine é totalmente controlada pelo ambiente, mas também os assentos.