Com alta de 230% nos lucros no terceiro trimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2021, o grupo CCR anunciou estar de olho em novos projetos.. Além dos bons resultados após a recuperação do tráfego com a diminuição da pandemia, a companhia divulgou seus planos para novos investimentos. Segundo a CCR, entre os projetos em avaliação estão os lotes de rodovias do Paraná, o Rodoanel Norte em São Paulo, a BR-381 e o Metrô de Belo Horizonte.
“A empresa vai priorizar projetos dentro dos três modais em que já atua hoje [rodovias, mobilidade urbana e aeroportos] e com uma boa relação risco-retorno”, afirmou Flávia Godoy, superintendente de relações com investidores da CCR, em entrevista divulgada no jornal Valor Econômico, na última sexta-feira do dia 11.
Além da recuperação do tráfego de passageiros após a pandemia, a executiva atribuiu a melhora nos resultados também devido à conquista recente de novos contratos.
A CCR registrou lucro líquido atribuído aos controladores de R$ 606,5 milhões no período, alta de 230% na comparação com o mesmo trimestre de 2021. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado teve alta de 45,1%, chegando a R$ 2,34 bilhões.
Sobre o fluxo de passageiros, a companhia constatou que houve uma retomada em todos os segmentos. Nas rodovias, em que a recuperação se deu mais cedo, o tráfego comparável de veículos subiu 5,3% no trimestre (excluindo NovaDutra, a RioSP e a RodoNorte). Os ativos de mobilidade urbana e aeroportos também apresentaram avanço, mesmo sem considerar os novos contratos – alta de 44,3% em mobilidade urbana e 41,9% em aeroportos, na mesma base de comparação.
Além disso, os novos projetos incorporados pelo grupo ao longo no último ano contribuíram com R$ 674 milhões de receita adicional no terceiro trimestre, e R$ 322 milhões no Ebitda.
A alavancagem do grupo, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda ajustado, encerrou setembro em 1,6 vez – inferior ao indicador de 1,8 vez registrado no segundo trimestre de 2022 e de 2,4 vezes no terceiro trimestre de 2021.
De acordo com a CCR, o nível baixo da alavancagem se deve a um efeito extraordinário e não caixa de receitas reconhecidas pela extensão do prazo de concessão da Autoban. Sem esse impacto, o indicador seria de 2,8 vezes – ainda abaixo do limite de 3,5 vezes que o grupo utiliza como referência para sua disciplina interna de capital.
Para Flávio Godoy, a expectativa para o próximo governo é de continuidade no programa de concessões. “O governo precisa do setor privado para gerar investimentos.”
