Augusto Diniz – Itupeva (SP)
“A obra avança a partir da parte de trás do terreno para a frente dele”, conta a engenheira responsável pela obra, Diana Azambuja, da construtora Marco Projetos e Construções. “O planejamento atende a este requisito para evitar posterior dificuldade de acesso.” É que o terreno onde está sendo construído o empreendimento tem alta taxa de ocupação.
Tudo seguiu este critério, desde a fundação, passando pela montagem da estrutura pré-fabricada de concreto (pilares e vigas) até a montagem da cobertura de estrutura metálica em duas águas.
Ela explica, por exemplo, que o piso intertravado que vem sendo hoje colocado na via de acesso às docas (30% já foram assentados) avança cuidadosamente também da parte de trás do terreno para a frente.
“Essa parte não pode ser diferente. Inclusive, o assentamento deve ser sequencial e não em partes, para não ter problemas”, relata. “Até nisso temos que seguir o planejamento porque, à medida que se coloca o piso, já não se devem ter mais obras pesadas naquele trecho do galpão”.
A obra do centro logístico de 40 docas teve início em março de 2015. Diana chegou ao sítio em fevereiro para iniciar a mobilização. “É um diferencial da Marco montar um bom canteiro, para atender as exigências do contratante e o nosso próprio pessoal”, conta.
O pé-direito do empreendimento tem 13,60 m. O fechamento é de telha trapezoidal no topo, seguido de faixa acrílica (para entrada de luz), um novo segmento metálico, e mais 40 cm de mureta de alvenaria no pé com uma veneziana ancorada nela para entrada de ar.
A cobertura metálica possui vários domos de acrílico para entrada de luz. O piso já tem mais de 30% desenvolvido, com carga de 6 t m² e 15 cm de espessura.
“Estamos entregando ao cliente um piso industrial de altíssima qualidade, garantida através de procedimentos rigorosos de execução. Os índices de planicidade são duas vezes maiores do que especifica o projeto”, afirma Diana. “Para o cliente, o resultado será uma melhoria na operação, visto que facilita o tráfego de empilhadeiras.”
Além do galpão logístico, o local possui portaria, subestação, área de apoio ao caminhoneiro, refeitório e área de convivência – estes feitos de alvenaria. A água de chuva será armazenada para reúso em jardinagem e banheiros.
O projeto será entregue em novembro deste ano. Hoje, a obra tem cerca de 50% de avanço. Os trabalhos estão entrando no pico, e espera-se aproximadamente 300 pessoas no canteiro.
Ficha Técnica – Centro Logístico Bresco Itupeva (SP)
– Projeto executivo e construção: Marco Projetos e Construções
– Piso (projeto): Azambuja Engenharia e Geotecnia
– Piso (execução): Fernandez Engenharia
– Cobertura: Medabil
– Pré-fabricado: Cassol
– Terraplenagem: Maciel
– Outros fornecedores: Brasmix (concreto), EPC do Brasil (fibras), Estaf Equipamentos (locadora), Geracom (geradores), Guildaumec (guindastes), T.A.M. Miranda (contêineres) e Troza (montagem)
– Volumes: 152 pilares, 106 vigas, 2.943 m² de lajes, 805 t de estrutura metálica