A assinatura do contrato de concessão entre o Ministério da Infraestrutura e o grupo CCR vai ampliar a capacidade da rodovia BR-116, a Presidente Dutra, na região da Serra das Araras. A expectativa é que o projeto torne o trecho sinuoso de 8 km mais seguro e compatível em conforto e fluidez com os demais trechos da rodovia. O investimento previsto no contrato assinado é de, aproximadamente, R$ 1,2 bilhão. E, de acordo com o projeto aprovado e vencedor do leilão em outubro do ano passado, vai ser construída uma nova pista para subir a Serra das Araras.
A pista atual será adequada para operar exclusivamente para descida e ambas terão quatro faixas por sentido. Já a pista que hoje serve para descida permanecerá no escopo da concessão para serviços de manutenção e conservação. A Serra das Araras é uma localidade de passagem obrigatória para quem se desloca entre Rio de Janeiro e São Paulo. Apesar da beleza exuberante, é um trecho bastante sinuoso da BR-116, com curvas que exigem muita atenção dos motoristas. Com a ampliação da capacidade de tráfego em pistas separadas, quem transitar no local terá mais segurança.
Conforme cronograma no Programa e Exploração da Rodovia (PER), a previsão de entrega das obras acontece no 6º ano (pistas de subida) e 7º ano (pistas de descida) de concessão. Por se tratar de uma concessão recente, até o momento, o projeto de engenha[1]ria da nova pista ainda está em fase de estudos. Em março desse ano, a CCR RioSP a concessão que inclui as rodovias Via Dutra e BR-101, que somam 625,8 km de extensão e demandarão R$ 15 bilhões em investimentos, com o prazo de concessão de 30 anos.
DUPLICAÇÃO DE PISTAS DA BR-101 ATÉ ANGRA DOS REIS
O pacote de obras do novo contrato de concessão das rodovias Rio-Santos e Presidente Dutra incluir a duplicação dos 80 km da BR-101, que ligam Mangaratiba e Angra dos Reis, RJ. O grupo CCR vai investir cerca de R$ 7,5 bilhões nos trechos fluminenses das duas rodovias, ao longo dos 30 anos de contrato.
Os investimentos imediatos serão em tecnologia, com a implantação do monitoramento com câmeras para a identificação de incidentes, wi-fi para emergência e iluminação por LED em toda a rodovia. Outra inovação será a cobrança da taxa de pedágio com desconto para quem utiliza frequentemente a rodovia e o primeiro teste do sistema free flow, que substitui a cobrança em praças de pedágios ao longo da rodovia por um sistema eletrônico por quilômetro rodado.
As obras da duplicação da BR-101, entre Mangaratiba e Angra dos Reis, incluem ainda a construção de 33,1 km de faixas adicionais e de 10,6 km de marginais, serviços previstos para serem realizados entre o quinto e o nono ano da concessão.
Além do alto fluxo de veículos pela característica predominantemente turística da BR-101 no Rio de Janeiro, o trecho do km 416 ao km 496,1 será duplicado ainda na Área de Segurança Nacional, onde operam as usinas nucleares de energia de Angra dos Reis.
Confira a descrição completa das rodovias e obras administradas pela concessionária na matéria publicada no site www.revistaoe.com.br.