Concretagem da base de tanque dura 17 horas

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Um passo importante foi dado nas obras de modernização do Terminal Alemoa, em Santos (SP), com concretagem da base de um novo tanque de óleo combustível, realizada em 17 horas ininterruptas.
O projeto, parte do escopo de ampliações e adequações do terminal, é conduzido sob o modelo EPC pela Monto Industrial, contratada pela Petrobras.

Um dos grandes diferenciais da obra foi a etapa de planejamento, considerada decisiva para a realização da atividade em um curto prazo. Diante do alto volume de concreto lançado de forma contínua e das especificidades técnicas do projeto, as equipes de planejamento, construção & montagem, qualidade e SMS desempenharam um papel estratégico, alinhando com precisão prazos, recursos, logística e segurança. O resultado foi uma execução fluida, segura e dentro dos rigorosos parâmetros de qualidade exigidos pelo cliente.

Durante a concretagem, foram lançados 1.138 m³ de concreto, transportados por 140 caminhões betoneira. Para manter o concreto na temperatura ideal durante o transporte e aplicação, foram utilizadas 135 toneladas de gelo, que garantiram a segurança, durabilidade e o desempenho da estrutura da base.

O novo tanque, com 45 metros de diâmetro, teve sua fundação composta por 238 estacas com 44 metros de profundidade cada e 180 toneladas de aço. Quando finalizado, terá capacidade para armazenar 25 milhões de litros de óleo combustível, evidenciando a robustez da estrutura.

A operação foi acompanhada de forma integral pela equipe de segurança, responsável pela elaboração da Análise de Prevenção de Riscos (APR), monitoramento das condições de trabalho e garantia do uso adequado dos EPIs em todas as frentes de atuação. As equipes de qualidade e construção & montagem também participaram ativamente, garantindo o cumprimento do planejamento e a execução dos testes de qualidade, como a verificação dos parâmetros do concreto exigidos para a liberação da concretagem.

O contrato EPC contempla uma série de outras melhorias, como a instalação de novas bombas de diesel S-10 e combustível marítimo, ampliação do sistema de bombeio para navios, construção de subestações, adequações elétricas, balança rodoviária e nova casa de pesagem. Sandro Kozio, diretor técnico da Monto Industrial, destaca a relevância estratégica da obra:

“O projeto amplia a capacidade logística de combustível marítimo e diesel da Petrobras, alinhando-se ao plano de negócios 2025–2029 da companhia.”

A Monto Industrial, unidade de negócios do Grupo Monto, é especializada em projetos de alta complexidade, oferecendo soluções completas que integram engenharia, suprimentos, construção civil, montagem eletromecânica e manutenção industrial. Com atuação robusta em contratos EPC, a empresa reafirma sua excelência técnica e sua contribuição para o desenvolvimento do setor de óleo & gás do Brasil.


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