A Datamar, consultoria especializada na análise de comércio exterior via modal marítimo, prevê ampliação de 6,5% ao ano na movimentação de contêineres em 22 portos no Brasil que operam com esse tipo de transporte de mercadorias.
A previsão faz parte do estudo Datamar ECSA Container Terminals Report 2019, onde alguns de seus pontos foram apresentados na Intermodal desse ano. O trabalho avalia que o volume de contêineres no país deve saltar de 10,3 milhões de TEUs para 14 milhões de TEUs até 2023.
A utilização dos terminais brasileiros em relação à capacidade deve subir de 56,6% para 64,7% daqui a quatro anos. O trabalho, porém, aponta a necessidade dos terminais portuários se preparem para receber navios de 14 mil TEUs – hoje, os armadores ainda estão operando com navios de 11 mil TEUs, mas o mercado crê que eles começarão a ser substituídos pelo de 14 mil TEUs daqui a três anos.
A modelagem de transporte de carga tem taxa de crescimento maior na região norte, por conta da navegação de cabotagem. Mas em números absolutos, o Porto de Santos, o maior do País, deve crescer mais de 1 milhão de TEUs até o final de 2023.
Andrew Lorimer, diretor da Datamar, crê em ampliações de terminais, renovação de arrendamentos e novos arrendamentos como forma de atender à crescente demanda, mas a evolução dependerá de como as autoridades portuárias devem encaminhar os projetos.