Em um cenário cada vez mais competitivo, a Construtora FIDENS, em parceria com a Bridge e a PHD Engenharia, reafirmam o propósito de inovar e se afirmarem como referência em engenharia e gestão de obras ao adotar práticas inovadoras que garantem maior eficiência, segurança e competitividade aos projetos. No último ano, a FIDENS assumiu a liderança no processo de concorrência para as obras da Estrada Oeste Brucutu, nas dependências da VALE, na Mina de Brucutu, conduzindo um modelo disruptivo no Brasil: o Early Involvement.
Diferente dos modelos tradicionais, como o EPC (Engineering, Procurement and Construction), o Early Involvement é um processo colaborativo em que a construtora atua com a engenharia desde a fase conceitual para desenvolver soluções técnicas e executivas que agregam mais valor para o projeto. Nessa metodologia, a FIDENS foi responsável por compreender profundamente as premissas do projeto, mapear os principais desafios, proponer alternativas e coordenar o desenvolvimento de soluções integradas, incluindo a parceria com a Bridge DF+ (empresa de engenharia) e a PHD Engenharia (Construtibilidade e planejamento).
No caso da Estrada Oeste, foram concebidas soluções integradas para diversas disciplinas, incluindo terraplenagem, contenções, drenagem e até a realocação de uma linha de rejeitoduto. Estas soluções já nascem com viabilidade técnica, construtibilidade e planejamento, sempre buscando maior eficiência para o Projeto. As melhorias alcançadas resultaram em uma estimativa de redução de custos da ordem de 70%, antecipação de 24 meses na entrega do ativo e diminuição pela metade das horas-máquina e horas-homens, quando comparadas à solução original.
Para alcançar esses resultados, a FIDENS contou com a expertise de dois grandes parceiros:
DF+ Engenharia – Responsável pelo desenvolvimento do modelo BIM do projeto e pela elaboração de soluções envolvendo alterações na geometria do traçado, análises hidrológicas e geotécnicas. A empresa desempenhou papel crucial na análise de trade-offs entre diferentes alternativas construtivas, mensurando seus impactos quantitativos. Nesse processo, a FIDENS complementou com sua vivência prática e visão orçamentária, avaliando os reflexos de custo, prazo, construtibilidade e demais fatores estratégicos para o cliente final.
PHD Engenharia – Responsável por integrar o modelo BIM ao planejamento executivo, antecipando a construtibilidade da obra ainda na fase de projeto básico. Por meio de animações extraídas do modelo BIM, a PHD apresentou ao cliente, de forma visual e didática, o plano de execução da obra. Além disso, contribuiu para a implementação de metodologias ágeis solicitadas pelo cliente, como LPS (Last Planner System) e AWP (Advanced Work Packaging).
Mais do que apresentar uma proposta competitiva, a FIDENS, com sua experiência de mais de 55 anos no mercado e o suporte de parceiros estratégicos, demonstra que inovar é também antecipar decisões-chave, reduzir riscos e elevar o nível de maturidade de um empreendimento antes mesmo do início de sua execução. Com sólida visão técnica e de negócios, a empresa consolida-se como parceira preferencial em projetos que demandam excelência, eficiência e resultados concretos. Uma contratação e uma parceria que já nasceu com sucesso no projeto Estrada Oeste.






One thought on “Contratação Early Involvement agiliza projeto em Brucutú”
Comments are closed.