Em um empreendimento greenfield há intensa movimentação de pessoas, equipamentos e veículos leves e pesados. A coordenação dessa dinâmica exige muito esforço das equipes de logística, bem como longas horas de planejamento no escritório.
Com o intuito de melhorar a performance de trabalho das equipes e estando alinhado ao compromisso global da Arcadis no que se refere a investimento em inovação e tecnologia, foi desenvolvido uma ferramenta digital integrada que engloba aplicação mobile com suporte a desktop.
Essas informações podem ser acessadas e filtradas em tempo real. O filtro pode ser feito por tipo de carga, status de recebimento, fornecedor etc. Uma vez filtrado, pode ser facilmente compartilhado para o cliente, quando demandado.
Durante a fase de construção, as vias internas do site passam por bloqueios temporários devido ao içamento de cargas, intervenções nas vias, acesso de equipamentos, entre outros. Dessa forma, há uma integração dessas informações pela equipe de logística, que se comunica com os integrantes do projeto.
Essa comunicação ocorre automaticamente, sempre que há uma edição no rotograma. As informações são automaticamente enviadas para o e-mail dos integrantes do projeto. Este e-mail acompanha o rotograma (que contém as informações detalhadas dos bloqueios de via), o mapa com esses bloqueios e o mapa de localização em tempo real na fábrica.
Esse último pode ser instalado no celular de cada usuário e permite que ele se localize em tempo real dentro do site. É uma informação complementar ao mapa do rotograma que permite o usuário se localizar e localizar os bloqueios de vias. As vias internas do site devem estar sempre livres, salvo aquelas previamente comunicadas quanto aos bloqueios (rotograma), para possibilitar o transporte de cargas e pessoas.
As atividades são controladas pela logística Arcadis, que possui como importante aliado a tecnologia. Nesta ferramenta, o fiscal de logística identifica o veículo a ser notificado, fotografa e coleta os dados da ocorrência e do fornecedor envolvido.
Autores: Henrique P. Maciel, engenheiro de planejamento, e Vânia Venturini, coordenadora logística, ambos da Arcadis.