Cresce instalação mecanizada de piso

Compartilhe esse conteúdo

O aquecimento do setor da construção civil contribui para aumentar a procura por equipamento para mecanização de assentamento de blocos intertravados. As máquinas que realizam esse processo garantem maior produtividade à obra, pois substituem o trabalho de 12 a 15 pessoas.

De acordo com o responsável pelas entregas técnicas da Moinho Comercial Importadora Exportadora, Flávio Martins Dutra, enquanto um trabalhador assenta em média de 40 m² a 50 m² por dia, uma máquina cobre 700 m² no mesmo período. Outro diferencial do assentamento mecanizado feito à mão é a padronização. “A máquina garante mais uniformidade, com as peças assentadas na mesma sequência e na mesma ordem”, ressalta o especialista da empresa especializada nesse tipo de equipamento.

Com o ganho de produtividade com a mecanização, a obra de assentamento de pisos fica mais rápida e menos suscetível a atrasos e descumprimento de prazos, por exemplo, no caso de chuvas. “Quando a obra precisa ser interrompida, basta aumentar o número de máquinas ou de operadores para recuperar o tempo perdido”, destaca Dutra, como um dos principais diferenciais do sistema mecanizado. Segundo ele, com a escassez de mão de obra, devido ao aquecimento do mercado da construção, dificilmente se consegue aumentar o número de trabalhadores de um dia para o outro. “Sem contar que, com muita gente na obra, é preciso manter toda uma infraestrutura para acomodar os funcionários.”

A Moinho Comercial, com sede em Santos, no litoral paulista, é dirigida por Miguel Heitor Bettarello Filho. A empresa representa a alemã Optimas, fabricante de equipamentos para pavimentação e pisos intertravados. Importa e comercializa a Optimas H-88 e a sua versão mais simples, a Optimas T-11. “Esses equipamentos já operam em mais de 11 Estados”, informa Dutra. Ele destaca que o mercado “está cada vez mais crescente”. (José Carlos Videira)

Máquina substitui de 12 a 15 pessoas

Fonte: Revista O Empreiteiro


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário